Câmara da Capital entrega Prêmio Dilamar Machado

A premiação homenageou jornalistas que se destacaram na cobertura do Carnaval 2005

A Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou, na noite de ontem, o Prêmio Dilamar Machado aos jornalistas que se destacaram na cobertura do Carnaval de Porto Alegre 2005 e o melhor presidente de escola de samba de cada grupo. A autoria do projeto que criou o prêmio é do vereador João Bosco Vaz (PDT) e a proposta da homenagem, da Mesa Diretora da Casa. A premiação será realizada anualmente.  

Os profissionais da imprensa que receberam o prêmio foram Ernani Campelo, da Rádio Guaíba, Newton Silva, da TVE, e Renato Dorneles, do Diário Gaúcho. Também foram escolhidos como jornalistas que se destacaram: Luciamen Winck, do Correio do Povo, Cláudio Brito, da RBS TV e TVCom, e Wianey Carlet, da Rádio Gaúcha. Os melhores presidentes de escolas homenageados foram, pela categoria Especial, Hélio Garcia, da Estado Maior da Restinga, pelo Grupo A, Antônio Ademir Moraes, da Império da Zona Norte, pelo grupo B, Adão Silva Oliveira, da Acadêmicos de Niterói, por Tribos, Valdir Souza Ribeiro, dos Comanches, e, pela categoria de Acesso, Arlindo Fernando da Silva Mença, da Escola de Samba Mapa.  

O radialista Dilamar Machado foi vereador e autor de projeto que tornou o carnaval uma das festas oficiais de Porto Alegre, além de ter sido patrono das escolas de samba Estação Primeira da Figueira e Bambas da Orgia. A escolha dos homenageados foi feita pela Associação das Entidades Culturais e Carnavalescas. A vereadora Margarete Moraes (PT) falou em nome de todas as bancadas da Casa, destacando o talento, a combatividade e a visão de Dilamar. "Ele enxergou a importância da expressão cultural do Carnaval numa época em que o evento era considerado de baixa cultura", lembrou.

Comentários