Cinco perguntas para Ana Paula Dixon

Com mais de 20 anos de mercado, jornalista deixou sociedade na Faro para lançar a Dixon Comunicação


1- Quem é você, de onde vem e o que faz?
Nasci e fui criada em Porto Alegre, também tenho raízes no eixo São Paulo-Rio, de onde é a minha família paterna e onde passei ótimos momentos. Sou formada em Jornalismo pela PUC, tenho pós-graduação em Comunicação, Audiovisual, Ciências Políticas e Relações Internacionais. Sou eclética no gosto e nas relações. Sou sonhadora, acredito em ética e democracia, na concepção lato sensu, para a construção de um mundo mais justo, com menos preconceito e mais paz.
A natureza inquieta, o gosto diversificado e a curiosidade me conduziram a uma carreira igualmente eclética. Trabalhei com televisão, rádio, educação, gestão de comunicação, assessoria de imprensa e comunicação digital. Morei quatro anos na Espanha, um no Rio de Janeiro, alguns meses em Nova York e uma semimoradia de seis meses em Foz do Iguaçu. Hoje, estou à frente da Dixon Comunicação.
2 - Como e por que escolheu atuar na área da Comunicação?
Sempre fui comunicativa. Adoro gente, conversar, perguntar, escrever. Pensei em fazer Teatro e até frequentei cursos. Mas logo escolhi o Jornalismo. Vi na profissão a possibilidade de usar a Comunicação, que me encantava, e contribuir ao informar, explicar, denunciar. Aquela ideia mais romântica do Jornalismo. Com o tempo, aprendi que, em paralelo a esse Jornalismo, a profissão também tem outras responsabilidades e pode auxiliar pessoas e empresas de formas variadas, me referindo a uma Comunicação mais institucional e na gestão de imagem e marcas. Também aprendi que no papel de assessora de imprensa, por exemplo, posso atuar em prol de causas e empresas que acredito.
3 - O que significa para a sua carreira lançar a Dixon Comunicação?
A Dixon Comunicação está inaugurando uma nova fase. Desenhei a empresa a partir das experiências que tive e estou focando em expertises e interesses profissionais e pessoais. Conto com colaboradores e parceiros e estou novamente diversificando minha atuação. Acredito em ciclos, e a Dixon foi criada para uma nova etapa da vida.
4 - Quais são suas expectativas e planos para esta nova fase?
Nos últimos anos, atuei fortemente na área de assessoria de imprensa e gestão de relacionamento. A ideia, agora, é ampliar o trabalho em construção e gestão de marcas, seguir nas áreas mencionadas, e abrir novos caminhos. Esses estão se consolidando. Meu know-how em comunicação internacional também veio para a nova empresa, estou atuando nesse segmento e pretendo ampliá-lo. Há muitas formas de usar esse ativo.
5 - Quais são os seus planos para os próximos cinco anos?
Tenho tantos planos! Quero ver a nova empresa se consolidar e estou apostando que a diversificação nas atividades jornalísticas abrirá novos caminhos. Esses projetos ainda estão em desenvolvimento, na hora oportuna anunciarei. Outro plano é seguir viajando mundo afora, que é uma paixão, conhecer novos lugares e culturas. Estou sentindo falta de estudar novamente, embora esteja sempre pesquisando e participando de eventos e cursos de formação. Ando inquieta em adquirir novos conhecimentos e, quem sabe, também voltar a dar aula, uma atividade que já exerci e que me fascina. Adoro ensinar e aprender, afinal, a vida é uma grande escola.

Comentários