Cinco perguntas para Bethania Haas

Jornalista tem experiência de mais de 20 anos em Assessoria de Imprensa

Bethania Haas apresenta o 'RS Meio-dia' em POA Streaming TV - Crédito: Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Bethania Haas, jornalista com 20 anos de experiência, natural de Espumoso, Rio Grande do Sul, libriana e mãe de pet. Assessora de Comunicação com experiência em Gestão Pública e para profissionais liberais e pessoas jurídicas. Produtora e apresentadora do POA Streaming TV, no 'RS Meio-Dia', que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 12h às 12h50 ao vivo, pelos canais do Youtube do POA Streaming TV e canal 160 da Soul TV.

2 - Por que escolheu o Jornalismo?

Para contar histórias, dar voz, criar enredos que realmente importam para que eles cheguem ao público-alvo. Transformar informações em experiências significativas. Além disso, sou filha de uma professora de língua portuguesa e meu pai sempre gostou muito de ler, então digamos que cresci entre livros e letras...

O encanto pela Assessoria de Imprensa veio justamente pelo desejo em não apenas relatar acontecimentos, mas também participar ativamente da construção, planejamento e gerenciamento de reputação, seja de uma pessoa ou entidade. A Assessoria dá a oportunidade de trabalhar de forma estratégica, sendo a ponte entre o assessorado, a mídia e o público. E muito mais, de captar a essência de cada história, conduzindo como as informações serão percebidas pelo público e pela mídia. Essa abordagem mais envolvente e a capacidade de contribuir para a formação de uma imagem positiva para organizações foram fatores determinantes na minha escolha.

Sabe quando você constrói a pauta, acredita naquele projeto, empenha-se para 'vender' a mesma e então a vê publicada e repercutindo de maneira promissora, muitas vezes ajudando pessoas que não sabiam daquela informação, ou seja, fazendo a diferença na vida delas e ainda vendo os olhos do seu assessorado brilhar ao alcançar o objetivo traçado? É muito bom... É uma comunicação com propósito...

Acredito que cada pessoa, empresa, marca ou projeto tem uma narrativa única e valiosa. E meu propósito é traduzir essas histórias em mensagens claras e autênticas, pautadas na transparência, ética e comprometida com os valores de cada cliente, para alcançar públicos específicos e gerar impacto positivo. 

3 - Há alguns meses, você passou a apresentar o 'Programa do Brasil'. Como está sendo esta experiência?

Produzi e apresentei por um curto período o 'Programa do Brasil' no POA Streaming TV, no início junto com o jornalista Fabiano Brasil, atração que, após dois meses, passou a se chamar 'RS Meio-Dia', a qual produzo e apresento, agora, sozinha e onde sigo a parceria com o Fabiano, que tem um espaço diário onde realiza comentários sobre assuntos factuais. Desde o 'Programa do Brasil' até o 'RS Meio-Dia', foram mais de 80 edições, com dezenas de convidados, cada um trazendo sua expertise e contribuindo para tornar o programa uma fonte confiável de conteúdo de qualidade.

Foram meses intensos, com desafios diários, aprendizado e descobertas. Creio que cada edição foi uma jornada única, com esforços constantes para oferecer o máximo de informações relevantes e significativas aos que nos acompanham. Eu nunca gostei de estar em frente às câmeras, a verdade é que sempre gostei e me encontrei nos bastidores... Tenho experiência em rádio e em jornal diário também, mas o meu grande amor sempre foi a Assessoria. Mesmo assim, por gostar de me desafiar e também aprender, aceitei o desafio. E sigo buscando aprender e a me acostumar em ser eu a portadora dos assuntos que gosto de pesquisar.

4 - Além disso, na maior parte de sua carreira, você atuou em Assessoria de Imprensa. Como é para ti mudar o lado do balcão?

Difícil! Sou muito tímida, apesar de não parecer, um pouco introspectiva, gosto muito de planejar, pensar os prós e contras, e a maneira de abordar cada assunto, e em um programa diário nem sempre você consegue planejar-se... Às vezes, acontece do convidado não aparecer, em outras se consegue um convidado às pressas, e você precisa ter muito jogo de cintura e estar muito bem informado sobre tudo e todas as áreas. Neste ponto, ser curiosa é algo positivo.

Atuar em Assessoria de Imprensa por grande parte da minha carreira foi desafiador, mas enriquecedor e creio que estes anos nos bastidores, moldando estratégias de Comunicação e contando as histórias, ajudaram-me muito a conduzir as entrevistas. Agora, diante das câmeras, compartilho narrativas de uma perspectiva completamente nova, mas sigo entrevistando de uma maneira simples, com linguagem clara e objetiva, e sempre buscando trazer para o público um pouco da história de cada um de maneira humanizada, pois antes de ser um profissional, somos todos seres humanos e creio que captando este lado de cada um é possível criar uma conexão maior com o telespectador. 'Mudar o lado do balcão', como se diz, tem me proporcionado um panorama diferente, ampliando minha compreensão sobre a Comunicação. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Nossa, cinco anos é muito tempo... Mas pretendo continuar explorando novos horizontes no Jornalismo, sempre mantendo o compromisso de contar histórias relevantes, verdadeiras, com transparência e, acima de tudo, autênticas, pois em um mundo cada vez mais digital, com a Inteligência Artificial influenciando muitas profissões e auxiliando também. Acredito que apresentar uma história com autenticidade fará cada vez mais diferença.

Comentários