Com jornalistas entre autores, livro 'Viva a Várzea' tem lançamento no final de abril

Obra possui 200 páginas e apresenta textos de 16 ex-varzeanos e de uma pioneira do futebol feminino

Livro tem autoria de 17 autores e conta histórias do futebol de várzea - Crédito: Divulgação

O livro 'Viva a Várzea', escrito por 17 autores e que fala sobre o futebol de várzea, histórias e personagens, será lançado em 30 de abril, a partir das 18h, em evento a ser realizado no Chalé da Praça 15 (Largo Glênio Peres, Centro Histórico), em Porto Alegre. A obra possui 200 páginas e apresenta textos de 16 ex-varzeanos, a maioria jornalistas e de uma pioneira do futebol feminino.

O grupo de autores é composto por Cláudio Furtado, Fernando Becker, Flávio Dutra, João Bosco Vaz, José Evaristo Villa Lobos, Júlio Sortica, Leo Iolovitch e Liliane Correa. Também são coautores Mário Coso, Márcio Pinheiro, Marino Boeira, Óscar Fuchs, Paulo César Teixeira, Piero D'Alascio, Ricardo Stefanelli, Sérgio Kaminski e Vitor Bley de Moraes.

Times como o Bagé e o Dínamo de Petrópolis; o Maltense, do bairro São João, e o São Paulinho, da Vila do IAPI; o Tupi, da Praça Tamandaré, o Intervalo, do Araribóia, e o Clarão da Lua - feminino, têm suas histórias e jogos recordados. Personagens como Flávio França, do futebol praiano, e o Pau de Fósforo, contador de feitos, estão juntos, como o zagueiro Tosco, que prensou um adversário na cerca do campo, o sósia de Ademir da Guia, que fez malabarismo com uma bergamota na rua da Praia, a menina que sonhava jogar com os meninos, o atacante que narrava suas jogadas, entre outros.

O livro foi pensado com o objetivo de recordar histórias do futebol varzeano e atletas, dando espaço também ao futsal, ao futebol praiano e ao feminino. A obra é dividida em quatro capítulos, escritos por 17 autores que já tiveram dias de jogadores de várzea. O prefácio é assinado pelo cronista Nilson Souza.

Comentários