Em 16 de agosto de 2009, Coletiva.net noticiava: Implosão ao Vivo

Sistema marcou nova forma de atualização de notícias

Divulgação/Coletiva.net

Há nove anos, Coletiva.net noticiava a implementação de um sistema que simulava uma implosão, no caso digital, do próprio portal e a novidade permitiu que os internautas ficassem constantemente atualizados com as notícias publicadas. Esse é o fato que o Túnel do Tempo relembra, quando faltam sete meses para os 20 anos da revista digital.

Em entrevista à reportagem, os ex-sócios e diretores da empresa José Luiz Fuscaldo e José Antonio Vieira da Cunha lembraram a imagem e a credibilidade que construíram junto ao mercado e às fontes. "Decidimos que, a partir daquele momento, chamaríamos o site de portal e que isso daria uma nova vida ao negócio. Mais atrações, mais visibilidade, mais interatividade e todas aquelas modernizações possíveis em 2009", observou Vieira. Fuscaldo, por sua vez, recordou com entusiasmo a mudança. "Para nós, foi fantástico! Fomos os pioneiros em conteúdo nas redes sociais, passamos a compreender as possibilidades que a internet, as mídias e as redes sociais ofereciam."

Vieira comentou que a ideia usou o passo a passo de uma implosão para anunciar a novidade. "Com uma semana de antecedência, começamos a informar que iríamos mudar e que na sexta-feira seguinte, às 17h, ele iria implodir", explicou. No horário determinado, para quem estava acessando o Coletiva.net, aparecia um boom, como se fosse uma explosão na tela. "Ele desabava e ficava com aquela imagem de explosão, enquanto as notícias e atualizações iam para dentro do novo portal", relembrou.

A dupla destacou que a repercussão e o retorno do público ficaram muito acima do esperado. Vieira salientou que o fato chegou a ser notícia em nível nacional. "Foi realmente algo original, inovador e surpreendente para a época. E os outros sites acabaram repercutindo o acontecimento". Fuscaldo recordou que o Coletiva.net ganhou prêmios por causa dessa iniciativa. "Era uma ideia boa, legal, inovadora, surpreendente e criativa que resolvia um problema de comunicação que nos incomodava. Se fosse feito nos dias de hoje, tenho certeza de que teria uma repercussão muito maior", completou.

Em 2016, Vieira e Fuscaldo passaram a gestão do portal para as jornalistas Gabriela Boesel e Márcia Christofoli e para o diretor comercial Iraguassú Farias. Sobre isso, Vieira disse que fica muito contente ao ver o resultado de todo aquele esforço. "Me alegra ver que um filho que a gente criou do nada, conquistou e continua alcançando o sucesso, só que agora com outras mãos, com outros cuidados e olhares. Nos deixa feliz saber que é mantido com a mesma responsabilidade e credibilidade que sempre caracterizou nossa marca".

Confira a notícia na íntegra, publicada em 16 de agosto de 2009: Implosão ao Vivo

A primeira implosão digital de um site é realizada por Coletiva.net como forma de indicar aos internautas que o portal tem uma nova apresentação, com mais conteúdos e atrações. "Dinamites' são instaladas na estrutura da página, à semelhança do que ocorre nas implosões de prédios. O internauta aciona o relógio na hora marcada e acompanha ao vivo a implosão do antigo e a instalação do novo portal.

Essa matéria foi produzida pelos estagiários do Multiverso - Laboratórios e Agências Experimentais dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Metodista IPA.

Comentários