Grupo A Hora escala mais de 50 profissionais para cobrir enchentes em Lajeado e região

Equipe é formada por jornalistas, repórteres, técnicos, fotógrafos e produtores de todas as editorias da casa

Equipe cobre acontecimentos desde a última semana - Crédito: Reprodução

O Grupo A Hora, de Lajeado, escalou toda a Central de Jornalismo, que envolve rádio, jornal e digital, com mais de 50 profissionais, para cobrir as enchentes que atingem o município, que está entre os mais atingidos pela catástrofe climática que assola o Estado, e a região do Vale do Taquari. A equipe é formada por jornalistas, repórteres, técnicos, fotógrafos e produtores de todas as editorias da casa.

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, o coordenador da rádio A Hora, Fabiano Conte, contou que a equipe iniciou a cobertura das cheias na manhã da terça-feira, 30, com o primeiro boletim às 5h. "Desde então não paramos mais. Viramos dia e noite durante uma semana seguida", disse.

O prédio da redação é localizado no Centro de Lajeado, área afetada pela cheia, porém a água chegou até uma quadra abaixo do edifício e não causou danos à sede. A equipe ficou sem luz, porém, graças a um gerador próprio conseguiu trabalhar de terça à domingo mantendo a rádio no ar. "Também tivemos que instalar um starlink para ter internet", contou.

Conforme o jornalista, uma das principais dificuldades enfrentadas pela equipe na cobertura foi ter que lidar com o medo das pessoas no desespero em busca de salvação e manter a rádio no ar. Outras adversidades foram enfrentar a falta de contato com as pessoas, difícil acesso aos locais atingidos e trabalhar com condições precárias de sinal de celular e internet.

Para Fabiano, um dos fatos mais marcantes da cobertura foi saber que a rádio salvou vidas, pois pelos apelos na programação, a Defesa Civil pôde resgatar pessoas que estavam em cima dos telhados de suas casas, outras dentro de barcos à espera de ajuda. "Ver o sofrimento das vítimas que perderam tudo pela segunda ou terceira vez em menos de oito meses foi outro ponto que marcou."

Parceria

Na manhã de sábado, 4, os grupos A Hora e Popular, de Teutônia, fizeram uma parceria para compartilhar informações sobre as duas cidades que, no momento, estão sem ligação por terra. A comunicação foi feita entre as duas emissoras por meio das rádios e lives realizadas para cobrir as enchentes.

Segundo Fabiano, o objetivo da parceria foi salvar vidas e prestar serviços à população regional. Em diversos momentos da programação, os dois veículos se uniram em sintonia para ampliar o trabalho e reforçar o apelo pela cooperação e ajuda aos atingidos. "Foi uma experiência diferente e marcante. Foi elogiado pelos ouvintes das duas emissoras", afirmou.


Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.

Comentários