Luto na Comunicação: morre o jornalista Horácio Duarte

Com cerca de 40 anos de profissão, ele foi vitimado por complicações de uma pneumonia

Horácio Duarte morreu na manhã desta segunda-feira - Crédito: Reprodução/Facebook

Morreu na manhã desta segunda-feira, 16, o jornalista Horácio Duarte. Com uma carreira de cerca de 40 anos, principalmente no setor de produção de televisão, o comunicador passou por empresas como Band RS, RBS TV, Record TV e TVE. De acordo com informações obtidas pela reportagem de Coletiva.net, ele faleceu por conta de uma pneumonia dupla, após ser colocado em coma induzido. O velório acontecerá às 13h30 desta terça-feira, 17, até 16h, quando se iniciará a cerimônia de despedida, ambos na capela nove do Angelus Memorial e Crematório (Avenida Porto Alegre, 320 - bairro Medianeira), em Porto Alegre.

Horácio Duarte

Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Horácio tinha cerca de 40 anos de carreira. Até 2019 atuou como editor-chefe do jornal 'Band Cidade'. Antes, também passou pela TVE, pela Record TV, onde produziu o jornal 'Rio Grande no Ar'. Na RBS TV trabalhou por 20 anos, dos quais sete produzindo o extinto 'Teledomingo'.

Manifestações

Alguns jornalistas se manifestaram sobre a partida do colega nas redes sociais. Se mostrando ainda incrédulo com a notícia, Jônatha Grützmann Bittencourt disse que se perdeu uma pessoa doce e gentil e que será eternamente grato pelas oportunidades recebidas no 'Band Cidade'. "Devo muito da minha carreira a experiências e aprendizados que tive nesse momento da vida. Descanse em paz, Horácio! A família e amigos, meu fraterno abraço", escreveu.

Já Marta Regina Schlichting escreveu que não sabia o que fazer quando se perde um amigo-irmão de repente. Registrou que sabe que a morte vem, mas nunca se sente preparada para entender que a morte é um dia que vale a pena viver. "Vou aqui juntando cacos, mas lembrando de tudo o que aproveitamos, sorrimos, viajamos juntos. Voa, querido Horácio, espalha essa luz no mundão. Gracias por tudo! Te amo pra sempre! Meu carinho pra toda querida família", postou.

Vera Mari Damian, diretora geral na Infinita Comunicações, publicou uma foto antiga do comunicador, quando eles ainda eram estudantes e iam para o terraço da Florêncio Igartua ver discos voadores. "Ele dizia que adorava esta foto", explicou. A postagem da imagem, diz, é em forma de homenagem e despedida. "O querido Horácio Duarte se foi hoje, repentinamente. Acho que foi abduzido para levar sua meiguice e queridice para outros planetas. Siga na luz, amigo", concluiu.

Comentários