Secretário de Políticas Digitais da Secom da República apresenta ações de governo para combate às fake news

Informações foram adiantadas em live realizada pela Alright, na manhã desta quinta-feira, 18, sobre o 'Papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação'

João Brant é secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação do Governo Federal - Crédito: Arquivo Pessoal

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal, João Brant, participou da live realizada pela Alright, na manhã desta quinta-feira, 18, sobre o 'Papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação'. No encontro on-line, o chefe do departamento adiantou, em primeira mão, uma série de ações que a administração nacional lançará para o combate às fake news.

João informou que está previsto o Plano plurianual 24/27, que prevê uma meta, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, de formação de 300 mil profissionais de educação em Educação Midiática e 400 mil em saúde. "Já estamos em discussão com os dois ministérios e desenvolvendo uma série de atividades que permitirão atingir esse objetivo", disse.

O secretário também colocou que há uma coletânea de cursos de formação continuada na plataforma do MEC a ser lançada no começo de maio. Além disso, o tema de educação midiática está entrando nas diretrizes do programa Escola em Tempo Integral. "Está previsto também um diálogo com o Conselho Nacional de Educação que já está em vias de formulação, aprovação e homologação desses procedimentos."

Conforme João, a educação midiática está presente no edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), sobre educação de Jovens e Adultos, e que será, também, direcionada ao ensino médio. "Nós temos um capítulo temático nos referenciais curriculares de educação digital. Isso entrou como eixo de estratégia no enfrentamento de violência dentro das escolas", explicou.

Outra ação apontada por João foi que a Secom está preparando um edital, não de educação formal, mas como um espaço de iniciativas educacionais informais. "Isso vai também desaguar na execução da Segunda Semana Brasileira de Realização Midiática, que conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dos estados, municípios e da sociedade civil."

A última ação informada na live por João foi que uma olimpíada brasileira de educação midiática está sendo preparada com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além disso, a Secretaria de Políticas Digitais está trabalhando na produção de um guia de telas para crianças e adolescentes com seis ministérios.

Comentários