PUCRS lança livro para celebrar 75 anos de história

Obra valoriza o caminho percorrido até o momento, reúne marcos históricos, resgata lembranças e projeta o futuro

Obra, com 192 páginas, está disponível para download gratuito - Crédito: Giordano Toldo/PUCRS

Neste mês, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) completa 75 anos de história. Para perpetuar essa trajetória, valorizando o caminho percorrido até o momento, além de reunir marcos históricos, resgatar lembranças, celebrar o presente e projetar o futuro, a instituição de ensino lançou um livro. A obra, com 192 páginas, está disponível para download gratuitamente neste link.

A pesquisa histórica e o levantamento de textos e fotos se iniciaram ainda em 2018, quando a publicação foi idealizada. Fotografias e depoimentos de protagonistas na história da Universidade fazem parte do livro, assim como trechos de narrativa poética. Editada por Leonid Streliaev, fotógrafo e editor de livros de Arte, a obra busca retratar a comunidade inclusiva, plural e criativa que constitui a PUCRS.

O reitor, Irmão Evilázio Teixeira, salienta que a instituição de ensino objetiva ser "uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e sua relevância". "Essa é a visão que vamos perseguir, que carrega em si o desafio de acompanharmos o ritmo do nosso tempo e sermos reconhecidos pelo impacto que geramos, pelo resultado do que fazemos todos os dias", defende.

O livro é dedicado a todos que, de alguma forma, são impactados pela Universidade e que têm interesse em conhecer a essência dela por meio de textos, depoimentos e, principalmente, de imagens. O panorama que o livro constrói colabora para que o leitor tenha uma visão da extensão da atuação da instituição de ensino e da força do impacto de tudo que é feito nela.

Leonid entende que produzir um livro é um trabalho que envolve diversas mãos. "E eu contei com a colaboração de muita gente. A PUCRS é gigante, maravilhosa e imensa, e conseguir colocar tudo isso em menos de 200 páginas foi um sacrifício. Os textos do [Luiz Antonio de] Assis Brasil e do Tulio Milman ajudaram demais", conta o editor, referindo-se aos trechos poéticos.

Para o irmão Manuir Mentges, vice-reitor da Universidade, vivenciar de perto os 75 anos é gratificante, já que, ao longo desse tempo, pôde testemunhar o crescimento, a evolução e a contribuição significativa que a PUCRS fez e faz para a sociedade. "Minha ligação com o propósito da instituição é profunda, e ver como nossos esforços coletivos têm impactado positivamente a vida das pessoas é uma fonte de grande orgulho e realização. Estamos construindo um legado e isso me inspira a continuar trabalhando com dedicação e entusiasmo em prol de nossa missão", celebra. 

Comentários