Comunicadores da dupla Grenal conversam sobre as rádios oficiais dos clubes

Dando sequência ao segundo painel da tarde, os radialistas dos veículos colorado e gremista compartilhar experiências

Comunicadores das rádios da dupla Grenal

A tarde deste sábado, 10, na Embaixada Bairrista, contou com a participação de comunicadores da Rádio Colorada e Grêmio Rádio Umbro, no seminário 'O futuro do Jornalismo Esportivo'. Hernane Campeiro, do veículo do Internacional iniciou sua fala destacando que sempre procurou ter duas linhas de carreira profissional simultaneamente. "É muito importante buscar alternativas. Comecei em um jornal de surf e, paralelo a isso sempre tive tara pelo futebol. Então, fui fazer um programa de futebol na rádio Pampa", contou.

Segundo ele, o maior exemplo que pode passar para os alunos e futuros jornalistas é a inquietude frente aos desafios da carreira. Entretanto, fez uma crítica ao Jornalismo exercido nos dias atuais. "Ou ele não existe mais, ou temos que mudar os conceitos de Jornalismo". E justifica seu pensamento: "Na minha ótica, o que se faz hoje é uma publicidade esportiva". Sobre a Rádio Colorada relatou que é uma emissora 24 horas por dia no ar, com músicas, vinhetas, drops, programas gravados e ao vivo, que começou, efetivamente, em agosto de 2017.

Já Christiano Oliveski, narrador da Grêmio Rádio Umbro, comentou que chegou no time tricolor como repórter. Em certo momento, o questionaram sua vontade de narrar um jogo. "E eu entrei nessa", resumiu. Já sobre o bordão do 'descontrole', que o identifica fortemente entre os ouvintes, Oliveski citou que "veio naturalmente, mas muito influenciado pela música da torcida, a qual fala que 'o descontrole já está formado'".

Ao comentar sobre um período de insegurança quanto à continuidade da Grêmio Rádio Umbro, o narrador falou que o crescimento da audiência ocorreu muito em virtude das transmissões via Youtube e Facebook e "a partir daí, cada vez mais fomos fidelizando o torcedor". Ele ainda contou que a equipe tem carta branca para criticar algo dentro do clube, pois possuem credibilidade, criada com a direção e com o público. E finalizou: "Escutar de um dos maiores presidentes da história do Grêmio que ele é ouvinte da rádio, realmente me deixa arrepiado e emocionado".

Com o apoio de Coletiva.net, o evento é realizado pelo Grupo Bairrista e Silvio Benfica, na Embaixada Bairrista, localizada na Marquês do Pombal, 1111, em Porto Alegre. O portal será abastecido, além das redes socais, ao longo do dia, com conteúdos do seminário e bastidores, junto com a equipe do Multiverso, do IPA. Ele contará com as presenças de alguns jornalistas como Alex Bagé, Ana Aguiar, Carlos GuimarãesDébora de OliveiraLuiz AlanoGlauco PasaNando Gross, dentre outros. 

 

 

Comentários