“A humanidade nunca viveu um momento mais estupendo que esse”, diz María Benjumea

Fundadora do South Summit esteve presente na sala de imprensa e conversou com os jornalistas presentes

Fundadora do South Summit, María Benjumea, reservou um momento neste último dia de evento para atender aos jornalistas

Trajada dos pés à cabeça com amarelo e vermelho, cores da Espanha, e com um lenço com um broche do Rio Grande do Sul: assim chegou a fundadora do South Summit, María Benjumea na sala de imprensa. Ela reservou um momento neste último dia de evento, na manhã desta sexta-feira, 27, para atender aos jornalistas presentes, e, após, conversou exclusivamente com a equipe de Coletiva.net. Durante a conversa, disse, entusiasmada, que “a humanidade nunca viveu um momento mais estupendo que esse”.

Questionada sobre a importância do evento ter como o conceito ‘human by design’, ou seja, com a tecnologia centrada no ser humano, disse que é fundamental que todos utilizemos a tecnologia para o desenvolvimento dos nossos países, da nossa sociedade, profissional e pessoalmente, mas com a convicção de que a pessoa sempre será o centro de tudo.

“Essa é a chave para tudo isso que estamos trabalhando. Ontem, no Fórum de Líderes, tivemos uma conversa extraordinária com representantes de todos os países do mundo e foi muito importante tratarmos sobre todo esse contexto”, relatou.

Edição 2026

Durante a coletiva de imprensa, salientou que, neste ano, há uma presença muito importante tanto de investidores, quanto de corporativos e fundadores internacionais. “Mais do que triplicamos o número de investidores internacionais. Estou muito feliz, porque muitos deles queriam vir aqui ao Brasil e a Porto Alegre, pois disseram que já tinham muita consciência da inovação gerada pelas startups daqui, e também de como seus projetos estavam crescendo”, relatou.

De acordo com ela, o objetivo do South Summit sempre foi conectar todos os atores do ecossistema a partir de uma perspectiva global. “A inovação é mundial e os investidores e fundadores querem vir aqui para encontrar projetos verdadeiramente potentes”, abordou, ao completar: “E isso é o que mais nos satisfaz no South Summit: ver como existe um grande interesse em nos conhecer, porque já sabem que o Rio Grande do Sul é claramente uma referência em Inovação”.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil – edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 25 a 27 de março, em Porto Alegre, esta é a quinta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.