Neste início de maio entramos numa contagem regressiva importante para o futebol mundial, que será crucial para o nosso futebol. A Copa do Mundo começa em pouco mais de um mês. Os clubes atuam só mais duas semanas, quatro rodadas no Brasileirão, antes da parada por dois meses. Período no qual, esperamos, a dupla Gre-Nal melhore a sua condição para o restante da temporada.
A maior urgência do momento é aumentar a distância para a zona de rebaixamento. Antes da rodada do fim-de-semana do Dia das Mães, em 9 e 10 de maio, são apenas dois pontinhos acima do Corinthians, o primeiro dentro do Z-4. Aliás, todo mundo está amontoado na tabela. São cinco pontos de diferença entre 7º e 17º colocados, com Inter e Grêmio neste bolo. Precisam subir, para ter mais tranquilidade na volta da Copa em julho.
Uma vitória e um empate tornaram o último fim-de-semana um pouco mais sorridente. Alívio. O Inter teve ótimas notícias com o lado esquerdo formado por Victor Gabriel, Matheus Bahia e Bernabei, seguro atrás e decisivo na frente, com Alerrandro e Vitinho muito bem, a defesa sem tomar gols contra um Fluminense que está lá em cima. Melhorou, ganhou em casa, foi muito bem na rodada.
Enquanto a bola rola entre seleções nos EUA, Canadá e México a direção necessita reavaliar o elenco. Fala-se em peças para o ataque, num zagueiro que substitua Vitão, não pode ficar só por aí. O planejamento da gestão deve ser revisado, porque a solução tem de vir de cima. O que o técnico e os jogadores vão ou não fazer depende de um clube bem ajeitado, o que não está ocorrendo e deve ser mais ainda ameaçado em ano eleitoral.
O Grêmio entrou em campo na última rodada para fazer um jogo totalmente sem sal, sem graça, contra o Athletico-PR fora de casa, valeu pelo ponto conquistado. Muito pouco, bem menos do que a torcida merece. Tetê parece ter feito a melhor partida desde a volta dele, quem sabe possa melhorar e agregar a um time que precisa mais. No radar tricolor durante a Copa também devem estar contratações, mas o ambiente interno para Luís Castro não é bom. A prioridade está aí.
Vamos seguir torcendo, claro. A partir do fim de maio a dupla Gre-Nal tem novas chances para dar esperanças aos torcedores. Se a pausa não for bem usada, infelizmente vamos continuar ladeira abaixo.

