Notícias

Entre narrativas e urnas, José Luiz Fuscaldo analisa o tabuleiro eleitoral de 2026

Jornalista e publicitário é o convidado da edição 85 da Nova Coonline

Mediado por Vieira da Cunha, o papo contou com as presenças de Beth Corbetta, Carlos Muller, Elmar Bones, Eugênio Bortolon, Flávio Dutra, José Nunes, Lourenço Cazarré, Luiz Lanzetta, Marcio Pinheiro e Ricardo Bueno. - Crédito: Reprodução.

O cenário político para as eleições de 2026, os bastidores do Marketing Eleitoral e as transformações na Comunicação Pública são os principais temas da edição 85 do Coonline, que recebe o jornalista e publicitário José Luiz Fuscaldo. Um dos fundadores do Coletiva.net, o profissional é presidente da agência Moove e conta com longa trajetória em campanhas políticas e gestão pública. No episódio, ele participa de uma conversa marcada por análises sobre o ambiente político brasileiro e os movimentos que já começam a desenhar a disputa eleitoral no Rio Grande do Sul.

Ao longo do episódio, Fuscaldo avalia o impacto da polarização sobre as campanhas contemporâneas e observa como a lógica eleitoral mudou nos últimos anos, especialmente diante da influência das redes sociais, da fragmentação da audiência e da velocidade da circulação de informações. Segundo ele, as campanhas passaram a exigir estratégias mais permanentes de posicionamento e comunicação, muito além do período oficial de propaganda.

Construção de alianças e narrativas

A conversa também aborda os nomes que despontam no cenário gaúcho para 2026 e os desafios enfrentados por partidos e lideranças na construção de alianças e narrativas capazes de dialogar com um eleitorado cada vez mais desconfiado da política tradicional. Fuscaldo destaca, ainda, o peso crescente da Comunicação Digital na definição das disputas e comenta como o ambiente on-line alterou profundamente o comportamento do eleitor e a dinâmica das campanhas.

Com mais de três décadas de atuação na área da Comunicação, José Luiz Fuscaldo acumula experiências em governos, campanhas eleitorais e gestão de Comunicação Institucional, além de comandar uma das agências mais tradicionais do mercado gaúcho. A edição teve o objetivo de reforçar a proposta do Coonline de reunir profissionais da Comunicação, da imprensa e do mercado para conversas aprofundadas sobre temas contemporâneos, aproximando diferentes visões sobre Política, mídia e sociedade.

O bate-papo com Fuscaldo, mediado por Vieira da Cunha, contou com as presenças de Beth Corbetta, Carlos Muller, Elmar Bones, Eugênio Bortolon, Flávio Dutra, José Nunes, Lourenço Cazarré, Luiz Lanzetta, Marcio Pinheiro e Ricardo Bueno.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.