Notícias

‘Gaúcha Atualidade’ é apresentado diretamente do Centro Histórico da Capital

Com o nível das águas do Guaíba que invadiram Porto Alegre baixando, certos espaços da cidade conseguem ser visitados novamente a pé, e este é o caso do Centro Histórico da Capital. O bairro, que ficou alagado pela enchente, foi o palco do ‘Gaúcha Atualidade’ desta terça-feira, 21, com Andressa Xavier e Giane Guerra apresentando o programa diretamente do local, enquanto Rosane de Oliveira também se fez presente do estúdio da rádio.

A abertura do programa da rádio Gaúcha foi feita dentro do Mercado Público por Andressa. A jornalista tratou de mostrar as marcas nas paredes do prédio na altura que a enchente atingiu e dizendo que a água ainda não saiu inteiramente do local, com 20 centímetros ainda acumulados acima do solo. Ela ainda falou sobre a sujeira de lama e barro que impregnou as bancas, do cheiro intenso que “causa náuseas” devido às peixarias e os açougues que ficaram submersos e descreveu o momento como desolador. “É uma das cenas mais tristes que eu vi dessa enchente pelo simbolismo que tem o Mercado para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul.”

Giane seguiu o programa da parte externa do Mercado Público, mostrando que a água não ocupava mais as ruas, porém, deixou marcas nas paredes e, principalmente, no chão, que ficou completamente tomado pelo barro. “Se a gente observa só o segundo andar do Mercado Público, não percebemos nada. Quando começamos a baixar o olhar, a gente vê a marca de até onde a água chegou”, conta a profissional. Além da transmissão no rádio, o programa também pode ser assistido pelo público no site e no YouTube de GZH, com todas as imagens da situação do bairro.

As jornalistas ainda realizaram entrevistas, mostraram outros locais do Centro Histórico, como a Praça da Alfândega e a situação de profissionais retornando aos estabelecimentos, com donos de restaurantes precisando descartar equipamentos, móveis e alimentos. A equipe de reportagem também acompanhou outras regiões da cidade, mostrando as ruas da Zona Sul e Zona Norte da Capital.

 

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.