A partir deste sábado, 20, às 11h45, um pouco mais da cultura culinária do Rio Grande do Sul chega às telas da TVE. Por meio de uma parceria do Palácio Piratini e a Secretaria da Comunicação (Secom), agora, a série ‘A Cozinha do Palácio’, que antes era exibida apenas nas redes sociais, ganha espaço na grade de programas da emissora pública do Estado. A atração conta com a produção da equipe do Departamento de Conservação e Memória.
A produção, que possui duas temporadas, apresenta 18 receitas feitas por chefes que valorizam os biomas gaúchos. A primeira delas foi originalmente gravada e exibida nas redes sociais do Palácio Piratini, em 2021, dentro das comemorações do centenário da casa. Nos dois primeiros episódios, o público confere o passo a passo para o preparo de paçoca de pinhão com moranga de charque, feito pela ‘Tia Nega’.
Além disso, terá um carré de tainha defumada com taquara, sagu de camarão e pirão de peixe, feitos por Éder Monteiro. Nos episódios seguintes, ainda, participam os chefes Marcelo Schambeck, Emil Sevastakiev, Carlos Kristensen, Sebastião Nogueira, Marcio Ávila, Rodrigo Bellora, Anderson Rocha, Vinícius Kuhn, Dênis Rodrigues, Júlia Ferrer, Emerson Marino e Marcos Livi.
Segunda temporada
Em 2024, em continuidade ao projeto, a série ganhou uma segunda temporada, com seis episódios. Nessa nova etapa da produção, os preparos foram conduzidos por Gabriel Alves, Dênis Rodrigues, Emerson Marino e Pablo Nunes, chefs que atuam no Palácio Piratini. A curadoria é assinada pela nutricionista Camila Beck, que também integra a equipe.
Quatro episódios já foram ao ar nas redes do Palácio e agora também chegam à emissora pública. Neles, cada um dos chefs apresenta um prato principal, feito com ingredientes tradicionais da mesa gaúcha, como: butiá, linguiça, moranga, cordeiro e uva. No dia 20, no canal do YouTube do Piratini, ainda serão publicados os dois episódios finais, que trazem ao público sugestões de sobremesas.

