Notícias

Para Lara Piccoli, HOC teve ano de “arrumar a casa”

Para a sócia e diretora de Planejamento e Estratégia da HOC – House of Creativity, Lara Piccoli, este foi um ano de aprendizado e de “arrumar a casa”. O aperfeiçoamento de modelos, bem como a revisão de sistemas, processos, governança e a reorganização da operação, sob um olhar voltado à digitalização, foram alguns dos principais marcos do período. Para a executiva, descobrir o equilíbrio do regime de trabalho em home office, e, eventualmente, híbrido, gerou muitos desafios. No entanto, em termos de desempenho, 2022 foi muito bom. 

Embora a HOC celebre conquistas do ponto de vista financeiro e na carteira de clientes – com a entrada de duas novas contas -, o progresso com as lideranças, a equipe, os valores e os aprendizados adquiridos foram o grande “gol” do ano, na visão da sócia. É por isso que, para Lara, passar pela “dor do crescimento”, sem perder a essência, foi a principal conquista do período. “É ter consciência que o maior valor é a nossa cultura e estruturar um trabalho de Comunicação interna voltado a isso”, pontuou.

Isso porque, segundo a publicitária, as relações humanas sempre foram importantes, mas, por muitas vezes, eram “negligenciadas” e tratadas com um “excesso de informalidade” nas agências. “Estamos em um momento no qual o RH ganhou uma dimensão de valorização muito bacana e isso vai além de atitudes pontuais de encantamento”, explicou. Conforme Lara, isso se trata de uma construção a longo prazo, “que veio para corroborar que é possível ser feliz no trabalho”.

Meta: “Felicidade líquida”

Em relação à saúde financeira da empresa, a sócia revelou que as metas foram atingidas. “Crescemos em faturamento, mas também investimos em áreas que se tornaram vitais, como: Tecnologia, Sistemas e Pessoas”, contou. De acordo com Lara, a agência possui uma visão de lifelong learning (educação continuada, em tradução ao português) nos negócios: “Não somos extrativistas de nós mesmos. Queremos vida longa à HOC e aos ‘Hockers’. Mais do que cumprir a meta do lucro líquido, queremos cumprir a meta da felicidade líquida”.

No entanto, ao mesmo tempo em que 2022 se encerra na HOC com o sentimento de dever cumprido, a impressão é de que “não existe mais uma zona de conforto”, ponderou a executiva, que considera que é um momento de reaprender a ler o mundo e a sociedade. “Estamos transitando entre ideologias e formas de pensar e aprendendo a lidar com tudo isso além da nossa bolha social”, afirmou. Lara ainda acredita que “todo dia é um novo dia, em que aquilo que sabemos não necessariamente nos leva a ter a melhor decisão amanhã”.

Por isso, defende que essa incerteza passou a fazer parte do trabalho de Comunicação e o planejamento, cada vez mais, passa a adotar uma visão de flexibilidade. “Com tudo o que vimos e passamos em 2022, também nos fortalecemos para novos futuros”, comemorou.

Remando rumo ao futuro

Em relação à 2023, a perspectiva é otimista. “Mais do que pensar no aumento do faturamento, queremos buscar o crescimento dentro da nossa carteira de clientes, qualificando e diversificando nossa entrega”, explicou. A executiva avaliou que será um ano desafiador para a economia brasileira, mas que, infelizmente, é um cenário com o qual já estão acostumados. “Então a solução é remar, não se abater, proteger e desenvolver o time e olhar pra frente. De preferência, para o alto. E o resto vem”, finalizou.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.