'Mostra JPA' celebra nova safra de filmes independentes com exibição em Porto Alegre
Serão reproduzidas quatro obras audiovisuais produzidos por estudantes do curso 'Jovem Produtor Audiovisual'
A quarta edição da 'Mostra Jovem Produtor Audiovisual (JPA) de Cinema Independente' será realizada nesta quinta-feira, 30, às 19h, na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - (Rua Engenheiro Luiz Englert, nº 333, bairro Farroupilha), em Porto Alegre. O evento exibirá quatro curtas-metragens inéditos produzidos ao longo deste ano pelo curso 'Jovem Produtor Audiovisual', que tem como proposta capacitar jovens no campo do cinema e fortalecer a produção independente na capital gaúcha. A entrada é gratuita.
Criado em 2023, o projeto 'Jovem Produtor Audiovisual' oferece formação prática e teórica com profissionais da área, contemplando etapas de roteiro, produção, direção e fotografia. Durante o ano, os jovens participaram de oficinas e palestras sobre cinema indígena, periférico e inclusão de pessoas com deficiência. Nesta edição, serão apresentados os curtas 'O outro gaúcho', de Jader Pxoto; 'Marli', de Diego Zapata; 'Vão', de Maê Nardes; e 'Papel de parede amarelo', de Ana Carolina Caumo.
O evento é uma realização da Olho Mágico Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, e contou com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Pró-Cultura, Secretaria de Estado da Cultura do Estado e Ministério da Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio da Locall Poa, da Sala Redenção, da DDC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) , da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), do Óvni Acessibilidade, da TVE e da FM Cultura.
Após a sessão inaugural na Sala Redenção, a mostra será levada ao público da zona norte de Porto Alegre. A segunda exibição ocorrerá na terça-feira, 12 de novembro, às 19h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente (Rua Wolfram Metzler, nº 600, bairro Rubem Berta, Porto Alegre), também com acesso gratuito.
Coletiva