Cristiane Finger atua como professora visitante em universidade francesa

Docente da PUCRS ministra palestra e curso na Université Paul-Valéry Montpellier 3

Professora também realiza curso na universidade francesa - Arquivo pessoal

Há uma semana, a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cristiane Finger está compartilhando ensinamentos em terras europeias. Desde 10 de março, a docente atua como professora visitante na  Université Paul-Valéry Montpellier 3, na França. Depois de ministrar uma palestra na quarta-feira, 15, ela comanda um curso, que se encerrará na próxima segunda-feira, 20, um dia antes do retorno da profissional ao Brasil.

O primeiro compromisso de Cristiane foi na conferência 'Altérités Communicationnelles, urgences du présent e ailleurs du réel' (Alteridades da Comunicação, emergências do presente e outros lugares da realidade, em tradução livre ao português). No evento, a professora apresentou o tema 'O Jornalismo hiperlocal no combate à desinformação e os desertos de notícias'.

"A conferência foi ótima, com grande interesse por parte dos alunos e colegas professores", avaliou a jornalista em conversa exclusiva com o Coletiva.net. A outra atividade ainda está em andamento. É o curso intensivo para os alunos franceses com o título 'Televisão e outras telas: narrativas, gêneros e tecnologia'.

Internacionalização

A ida de Cristiane para a França é uma das ações previstas no convênio que o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da PUCRS tem com a universidade francesa. O acordo engloba um projeto de pesquisa internacional conjunto com financiamento (Capes-Print). Desta forma, há um processo de intercâmbio entre os países, no qual professores franceses vêm a Porto Alegre como visitantes e brasileiros vão para Montpellier. 

Docentes também virão à Famecos para o acompanhamento do projeto e das pesquisas conjuntas. "Ainda este ano devemos receber na PUCRS pelo menos dois colegas da Universidade de Montepellier", explicou. Além disso, o contrato também prevê a ida de estudantes do programa para a França e a vinda de alunos da França para o Brasil, com bolsas e por um período determinado. 

O convite à jornalista foi feito pelo professor de Sociologia e diretor do Laboratório LEIRIS (responsável pelo doutorado de Sociologia), Philippe Joron. Para tanto, a profissional conta com o apoio do coordenador do PPGCom, Juremir Machado da Silva, e da decana da Famecos, Rosângela Florczak.

Conforme Cristiane, a iniciativa é importante para a internacionalização do PPGCom, "que beneficia principalmente nossos alunos com oportunidades únicas". "Para mim, tem sido uma experiência maravilhosa, inesquecível e muito produtiva", concluiu. 

Comentários