Projeto de comunicação e hospitalidade no IPA está com Fabio Berti

Professor coordenará cursos de Publicidade e Propaganda e de Turismo, acumulando função que exerce na graduação de Jornalismo

Fabio Berti - Divulgação

Ao completar 25 anos de carreira e sete no ensino superior, o jornalista Fabio Berti assume um novo desafio profissional. O professor coordenará os cursos de Publicidade e Propaganda e de Turismo do Centro Universitário Metodista - IPA, acumulando a função que exerce há seis anos na graduação de Jornalismo. A integração, conforme explica, é o embrião da Escola de Comunicação e Hospitalidade na instituição, que completa 96 anos em 2019. Ele assume os postos até então ocupados por Nancy Vianna (PP) e Guilherme Bridi (Turismo).

Segundo Berti, a transversalidade é uma forte tendência no ambiente acadêmico e já ocorre entre esses cursos há bastante tempo. "Estamos criando um espaço para a promoção da comunicação e hospitalidade, uma das áreas em expansão no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas", informa o professor. Um conjunto de ações nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão permitirá, de acordo com o profissional, construir novas abordagens e metodologias convergentes visando a qualificar a relação ensino-aprendizagem. O processo integrador busca respeitar as questões específicas de cada um dos cursos e a preservação das suas identidades, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O professor aproveita para anunciar os principais objetivos da gestão colegiada dos cursos, que é "realizar atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais éticos e críticos, gerando conhecimentos na área das ciências sociais aplicadas, interagindo com a comunidade e compartilhando soluções inovadoras e sustentáveis". Entre as atividades já consolidadas que serão potencializadas a partir deste ano, está a missão acadêmica internacional, realizada anualmente pelo curso de Turismo e que passará a contar com o envolvimento dos demais cursos desde o planejamento até a viagem.

As publicações científicas e os livros também irão priorizar a integração das áreas. Outro ponto prioritário será a integração com a comunidade por meio das ações de extensão, especialmente a criação de produtos em áudio e vídeo para a web. "Aproveito para agradecer aos professores Nancy e Guilherme pela condução dedicada e competente que deram aos cursos de PP e Turismo, respectivamente, e que seguirão colaborando nessa nova missão", declarou o coordenador.

Recentemente, Berti participou da implantação da RDC TV como diretor de Jornalismo. No início do ano, no entanto, optou pela dedicação integral ao ambiente acadêmico. "Quando autoridades públicas da área da Educação dizem que o ensino superior deve ser reservado para uma elite, fico ainda mais instigado a trabalhar pelo acesso universal e por uma formação acadêmica ética e inovadora. Uma faculdade não deve formar apenas profissionais competentes, mas cidadãos críticos e atuantes por um mundo melhor", finaliza.

Leia mais:

Mudança pré-2019: Fabio Berti deixa RDC TV

IPA comemora crescimento no conceito no Capes em periódico

Comments