Como a ARP conecta estudantes ao mercado de Comunicação no RS
De Geferson Barths, para o Coletiva.net

Diante dos desafios da educação superior em comunicação e das constantes transformações das atividades profissionais na área, tornam-se cada vez mais relevante os esforços para conectar academia e mercado na tentativa de unir forças por um ecossistema mais diverso, potente e capaz de transformar as realidades de formação e trabalho, sempre para o melhor e para o bem comum.
Essa é uma bandeira da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) que ganhou mais força através da diretoria de conexões com a academia da entidade, instituída em 2018. O objetivo era aproximar professores e estudantes das atividades da associação. No mesmo ano, para garantir a representatividade docente e estudantil, foram instituídas as categorias de professor do ano e estudante do ano no Salão ARP.
Uma das primeiras realizações da diretoria naquele ano foi a implementação do concurso estudantil denominado ARP Academy, que se destina a selecionar e premiar a criatividade de estudantes de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, regularmente matriculados em instituições de ensino superior localizadas no estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo do concurso é proporcionar complemento acadêmico por meio do desenvolvimento de peças publicitárias e/ou ações criativas que envolvam marcas. Essa experiência possibilita que a base teórica, adquirida em sala de aula, seja aplicada na prática cotidiana do mercado de trabalho. O Concurso ARP Academy, em cada edição, tem um cliente real com um problema de comunicação a ser resolvido. Geralmente trata-se de problemas relacionados à causas que permitam aos estudantes a proposta de campanhas com potencial de impacto positivo e transformação de comportamentos.
Além dessa iniciativa, a diretoria de conexões com a academia apoia e colabora com uma série de atividades dos cursos superiores em comunicação. Somos um hub que conecta pessoas, projetos e negócios com ações propostas pelas universidades e também no sentido inverso, do mercado para o acadêmico.
A cada ano novas ações são desenvolvidas, possibilitando que a associação seja apresentada para novos estudantes e contribuindo para um maior índice de empregabilidade. Hoje, o volume de alunos associados na categoria Young da ARP é muito representativo, não só na quantidade, mas também no engajamento. Apostar nos estudantes é acreditar no futuro do nosso mercado.
Geferson Barths é diretor de Conexão com a Academia da ARP.