Visão sistêmica, habilidade primordial na comunicação política

Por Maicon Bock, para Coletiva.net

Maicon Bock - Arquivo Pessoal

A visão sistêmica é a capacidade de enxergar o contexto geral de determinada situação e vislumbrar possíveis cenários, variáveis e repercussões. Sem dúvida, essa é uma das habilidades mais relevantes para os jornalistas que atuam na comunicação política - e em todas as áreas profissionais, é verdade. 

Após 15 anos de atuação em jornais impressos e sites de notícias, além da participação eventual em programas de entrevistas em TV e rádio, migrei para a comunicação política há quase três anos. E, nesse novo contexto profissional, a visão sistêmica é um pré-requisito para quase todas as tarefas do dia a dia.

Não há como divulgar qualquer iniciativa, decisão ou opinião do assessorado sem levar em conta possíveis desdobramentos. Todos buscamos espaços espontâneos nas mídias tradicionais, além de conquistar visibilidade e engajamento nas redes sociais, mas o possível impacto precisa ser antevisto. 

No caso de um político que está em exercício de mandato, é preciso avaliar como determinado movimento vai repercutir junto à população - aqui, inclui-se eleitores ou comunidade em geral. A consequência imediata ou futura no meio político também precisa estar no horizonte da avaliação, considerando aliados e opositores. 

Além do impacto imediato, é preciso vislumbrar possível repercussão futura. E aí está um ponto extremamente relevante: analisar essa variável dentro de um planejamento. Lá na frente, qual é a meta? No caso do político, onde ele pretende estar daqui a alguns anos? Ter um planejamento de possíveis caminhos ajuda, hoje, a tomar decisões e a agir de forma mais estratégica e objetiva.

No caso do jornalista, dominar as técnicas da profissão e ser bem relacionado com fontes e formadores de opinião serão sempre habilidades indispensáveis. Mas quando falamos em comunicação política, não tenho dúvidas de que a visão sistêmica é um diferencial no mercado. Essa habilidade é central no trabalho de cuidar da imagem e da reputação de gestores públicos, políticos e instituições. Anos de experiência, bom relacionamento interpessoal e muita leitura de fontes variadas de informação ajudam a construir essa competência.

Maicon Bock é jornalista e assessor especial de gabinete da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Comentários