South Summit Brazil 2025 está oficialmente aberto

Estiveram presentes Eduardo Leite, Jorge Audy, José Renato Hopf, María Benjumea e Maria Del Mar Fernandes

A edição 2025 teve o seu início nesta quarta-feira, 9, no Cais Mauá, em Porto Alegre. E no final do dia, aconteceu a tradicional abertura oficial do evento, momento em que representantes da feira, assim como líderes do setor público abrem, oficialmente, a nova temporada. Estiveram presentes: Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS; José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil; María Benjumea, fundadora do South Summit; Maria Del Mar Fernandes, embaixadora da Espanha.

O início da cerimônia teve a reprodução dos hinos do Rio Grande do Sul e do Brasil e, logo após, foi mostrado um emocionante vídeo sobre as enchentes que atingiram o Estado, em maio de 2024. Os líderes públicos falaram sobre o assunto: “(…) quero agradecer a todos, mas, sobretudo, aos voluntários que foram fantásticos nesse processo de retomada”, disse Melo, em um dos trechos do discursos. “(…) Precisamos discutir o impacto das nossas ações. Foram difíceis os momentos que vivenciamos, mas, sem dúvida nenhuma, emocionante o engajamento de todos”, reafirmou Leite, na mesma linha de pensamento.

Sobre a retomada 

Além das falas de José Renato Hopf e María Benjumea, Jorge Audy também deu a sua visão sobre a importância do evento neste ano. Para ele, esse é um momento especial, uma vez que o Cais Mauá, foi um dos lugares mais atingidos de Porto Alegre. “Recordo-me que navegamos pela cidade e chorávamos como crianças ao ver o que aconteceu”, emocionou-se.

Ainda, em sua manifestação, José recordou que este, ao contrário dos outros eventos, é para mostrar, ao mundo, o que a sociedade gaúcha foi capaz de fazer. “Aqui, apresentaremos diversos movimentos sociais e universidades do interior do Estado, a fim de promover mudanças e mostrar que estamos melhor do que éramos. É possível seguir em frente em um planeta cada vez mais complexo. Temos o dever de discutir um lugar cada vez melhor”, finalizou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil – edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

 

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.