
Guilherme Horn, head do WhatsApp para Índia, Indonésia e Brasil, subiu ao palco The Next Big Thing, no South Summit Brazil, nesta quinta-feira, 26, para falar sobre o uso do aplicativo de mensagens no Brasil, principalmente no contexto das pequenas empresas. De acordo com o executivo, “o WhatsApp é como oxigênio para os brasileiros, tanto para uso pessoal quanto profissional”.
A palestra, chamada ‘Inside the WhatsApp Economy: Commerce, Payments, and AI’, foi guiada pelas perguntas de Olga Maslikhova, fundadora e apresentadora do podcast The J Curve, focado em Tecnologia e Inovação. Em um dos momentos, ela questionou Guilherme sobre o que ele considerava mais marcante em relação ao uso do aplicativo pelas empresas. “O WhatsApp tem um grande impacto na economia brasileira. No período da Covid-19, quando os negócios ficaram fechados, foi o meio que usaram para se conectar com os clientes. Em muitos casos, eram empresas que não tinham presença na internet, então eu vejo que essa transformação digital foi acelerada pelo WhatsApp”, argumentou.
Ainda conforme Guilherme, o aplicativo não é mais um canal de Comunicação, é uma plataforma de negócios. Ele ainda citou a integração do WhatsApp com o PIX, que facilitou a realização de transações.
“O desafio é o mindset”
Contudo, se por um lado o envio e recebimento de dinheiro ficaram mais fáceis, todo o processo anterior ao momento da compra segue trazendo um grande desafio: o da confiança.
É nesse ponto que o executivo entende que a Inteligência Artificial chega para colaborar com os pequenos negócios. “Experiências que já são feitas hoje no WhatsApp, com o uso de agentes de IA, são similares a ir presencialmente a uma loja e pedir uma recomendação”, afirmou.
Ainda assim, o uso do recurso requer treinamento e paciência por parte dos empresários: “O desafio é o mindset e não a tecnologia”. Na projeção de Guilherme, no momento em que o uso dos agentes de IA no WhatsApp estiver consolidado, um dos conceitos que vai acabar é o das horas úteis. “O consumidor vai achar estranho entrar em contato com uma marca e não receber atendimento em um domingo à noite, por exemplo”, acrescentou.
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil – edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 25 a 27 de março, em Porto Alegre, esta é a quinta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial