Gerente-executivo de desenvolvimento do Banrisul enaltece fomento à Inovação

Tiago Fernandes esteve no GovTech Summit e conversou com Coletiva.net sobre diversos investimentos do banco na área

Tiago Fernandes aposta no RS como referência em Inovação - Coletiva.net

Um dos objetivos da primeira edição do GovTech Summit é apresentar soluções tecnológicas oferecidas para ou pelo setor público. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) vem investindo de diferentes formas na transformação digital e foi sobre isso que o gerente-executivo da unidade de Desenvolvimento, Tiago Fernandes, conversou com Coletiva.net. Segundo ele, fomentar a inovação não é apenas papel do Banrisul, mas uma constante decisão.

Bastante satisfeito e empolgado com o que está conferindo no GovTech, Tiago entende ser fundamental a presença da instituição financeira no Nau Live Space, especialmente por ela estar presente em "praticamente 100% do Estado". "Com a nossa capilaridade nos municípios, não podíamos ficar de fora de um evento voltado aos administradores desses locais", enalteceu. Além de ministrar palestras, ter estande e ser patrocinador do evento, o Banrisul marca presença nesses dois dias de conteúdo com dois times diferentes. Um deles atende à área de financiamento do setor público e também de Governos, um segmento que precisa manter uma relação estreita com a administração dos municípios. A segunda equipe é voltada às linhas de financiamento à Inovação. 

Tiago citou iniciativas da instituição, como o banco ser sócio-fundador do Instituto Caldeira, onde opera a sua sala de treinamentos; o BanriTech ter uma sede física no Museu da Comunicação, no Centro de Porto Alegre, com coworking para as startups poderem trabalhar; serem patrocinadores do Navi, que é o hub de inteligência artificial do Tecnopuc; e também investirem fortemente na parte de financiamentos em editais de inovação. Para o gerente, o Rio Grande do Sul sediar um evento como o GovTech é essencial para manter o Estado como uma referência, pois no passado, muitos empreendedores gaúchos buscavam apoio em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Segundo ele, estudos mostram que, onde há um ecossistema de Inovação pujante, com muitos eventos acontecendo, é onde se atraem startups, empreendedores e mais empresas inovadoras. "É assim que conseguimos fazer a Inovação acontecer", finalizou

Além disso, Tiago destacou o BanriTech, que é uma aceleradora de startups que concluiu dois ciclos: 2021 e 2022, com a participação de 30 empresas nascentes em cada um. "E eles são gratuitos", salientou o gerente, que, visivelmente empolgado, adiantou: "Está quase saindo do forno o terceiro edital para 2023, quando vamos acompanhar um número maior de selecionados - mas não posso dar spoiler sobre isso". 


Entre 15 e 16 de junho, a reportagem de Coletiva.net acompanha o GovTech Summit, realizado pela Moove, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre. Com apoio do Banrisul, a equipe trará matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento que visa conectar empreendedores digitais, startups e decisores do setor público, na busca de soluções para melhorar serviços e processos. Conteúdos especiais poderão ser conferidos nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários