'Hamlet': filme do diretor gaúcho Zeca Brito estreia no Canal Brasil

Longa conquistou cinco Kikitos no Festival de Cinema de Gramado e rendeu prêmio de melhor direção no Festival Internacional Cine Documental de Buenos Aires

'Hamlet' conta a história de um jovem e seu envolvimento na política em meio à turbulência enfrentada pelo Brasil em 2016 - Crédito: Joba Miglion

O filme 'Hamlet' do cineasta gaúcho Zeca Brito chega, nesta quinta-feira, 6, às 20h, na TV por assinatura, por meio do Canal Brasil. A obra, que conquistou cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado e rendeu o prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA), também pode ser alugada nas plataformas de streaming Claro TV+ e Vivo Play, além da Globo Play. O trailer oficial de 'Hamlet' pode ser conferido no canal do YouTube da Anti Filmes.

O longa conta a história de Hamlet, interpretado por Fredericco Restori, que tenta encontrar seu lugar na sociedade em meio aos protestos estudantis ocorridos no Brasil em 2016. Rodado em abril do mesmo ano em Porto Alegre, o filme conta em seu elenco com Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restori e uma participação especial da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Com produção da Anti Filmes e coprodução da Galo de Briga Filmes, 'Hamlet', de acordo com o diretor, é "um ensaio poético/político do golpe de 2016." Ele conta também que buscou refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia. O longa combina os gêneros de ficção e documentário para retratar uma sociedade dividida. "A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história", acrescenta.

Ficha Técnica:

Hamlet | Híbrido de Ficção e Documentário | 87 min | P&B | Brasil | 2022

Elenco: Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet e Marcelo Restori;

Participação especial: Dilma Rousseff;

Produção executiva: Clarissa Virmond, Frederico Ruas, Tyrell Spencer e Zeca Brito;

Direção de produção: Maria Elisa Dantas;

Fotografia: Bruno Polidoro, Joba Migliorin, Lívia Pasqual e Zeca Brito;

Montagem: Jardel Machado Hermes;

Supervisão de pós-produção: Tyrell Spencer;

Desenho de som e Mixagem: Tiago Bello; 

Trilha sonora original: Rita Zart;

Roteiro: Frederico Ruas e Zeca Brito;

Direção: Zeca Brito;

Empresa Produtora: Anti Filmes;

Coprodutora: Galo de Briga Filmes.

Comentários