Série 'Retratos do Cárcere', de Tatiana Sager e Renato Dornelles, estreia em agosto

Produção documental tem 13 episódios e foca na realidade das prisões brasileiras

Cena de 'Retratos do Cárcere' - Divulgação

A partir de 6 de agosto, o Prime Box Brazil começa a exibir a série documental 'Retratos do Cárcere', produzido pela Panda Filmes e coproduzido pela Falange Produções. A atração, que será exibida sempre às quintas-feiras, às 20h30, contará com 13 episódios, comandados por Tatiana Sager e codirigidos e roteirizados por Renato Dornelles.

O encarceramento em massa e suas consequências são o ponto de partida do seriado, que foi vencedora do edital Brasil de Todas as Telas - Fundo Setorial do Audiovisual - Prodav 1, promovido pela Ancine e financiado pelo BRDE. Foram quatro anos de produção, mais de 500 de horas de gravação em 20 prisões visitadas em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Todo o universo carcerário, diretamente atrelado ao avanço do crime organizado no país, será apresentado em 13 episódios de 26 minutos - cada um com um tema relacionado ao aprisionamento. Na tela, o público poderá conhecer os detalhes e o dia a dia das galerias divididas por facções, orientação sexual ou crimes cometidos pelos detentos, além do cotidiano de quem não foi condenado, mas cumpre uma espécie de pena, como mães, filhos de presos e religiosos que frequentam o sistema.  

Às imagens captadas pela equipe - incluindo, uma rebelião ocorrida em uma penitenciária -, somam-se outras, igualmente inéditas, obtidas no interior de celas e galerias, a partir de câmeras deixadas com os presos. Esse recurso já foi utilizado em outra produção da dupla Tatiana e Dornelles: o premiado longa-metragem 'Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil'. Para contextualizar todos esses temas, também foram ouvidos alguns dos principais especialistas e pesquisadores de segurança pública e crime organizado do País e diretores de prisões e guardas penitenciários.

'Retratos do Cárcere' terá reprises nas sextas-feiras, às 11h; nos domingos, às 9h30; nas terças, às 12h30; e nas quartas, às 10h30. O Prime Box Brazil pode ser visto na NET/Claro TV, no canal 156 ou 656 (HD); na SKY, canal 157; na Oi TV, no canal 85; na Vivo TV, no canal 540; e na CCS TV, no canal 41. 

Confira o trailer da série:

Comentários