A Magia de Setembro
Por Fernando Puhlmann
"Levai-me aonde quiserdes! - aprendi com as primaveras
a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira."
Cecília Meireles
A vida é um eterno recomeçar, então, que seja sempre pela primavera.
A natureza é mágica, se renova de forma sútil, saindo lentamente do branco e frio inverno até explodir na colorida e aquecida primavera. É a vida rebrotando, forte, orgânica, implacável.
A primavera sempre chega, mesmo nos momentos mais angustiantes, por que essa é a graça da vida. E, quando chega, mostra toda a potência que possui, alterando não só os jardins, mas os seres vivos em geral.
Estação das flores, estação do amor. Quantos casos de paixão eterna são culpa do pólen primaveril que está no ar? E que bom que ele abunda nessa época.
A primavera não é apenas uma estação do ano, é uma estação de vida. Não precisamos esperar o setembro para vivê-la, basta enxergar o sorriso do filho, o brilho do olho da pessoa que amamos, o correr desajeitado do cachorro ou o elegante caminhar do seu gato, para que uma primavera gigante brote dentro do peito. Parece piegas? Que seja, que sejamos todos piegas, que não tenhamos medo de aproveitar cada momento, de viver cada segundo, de rebrotar a cada sorriso, de se renovar a cada olhar, de se reinventar a cada ato de afeto.
Que o colorido das flores, os carinhos dos amantes, os delicados beijos dos casais nos inspirem nessa nova estação e transformem a nossa alma em um lindo jardim, porque de almas mortas o mundo já está cheio. Sou um otimista inveterado e amo ser assim, um otimista é, acima de tudo, um corajoso que não aceita as derrotas que a vida lhe impõe.
Sejamos otimistas, acreditemos que a primavera sempre volta, porque ela sempre voltará e quem conseguir guardar ela na retina, atravessará o inverno da alma de forma mais leve, aguardando o rebrotar das flores logo ali, quando a magia de setembro se faz presente.