Com a eleição da Dilma e do Tiririca, muita gente ficou reclamando dos analfabetos, ou semi, principalmente da população do norte e nordeste: essa gentalha será responsável pelo desastre que sofreremos. Mas é bom lembrar que faz séculos que sofremos um desastre em cima do outro nas mãos dos letrados e que Hitler foi eleito por uma Alemanha quase que cem por cento alfabetizada. Eu devia parar por aqui, mas talvez deva ser explícito: a educação é muito, muito importante, só que bobos e canalhas educados continuam bobos e canalhas.
Pobres e ricos
Os pobres votam com o estômago? E daí? Os ricos votam com um órgão mais sensível ainda: o bolso.
Cacareco
No tempo do Cacareco, eu não tinha idade para votar, mas, se tivesse, certamente teria ajudado a eleger o simpático rinoceronte. No tempo da ditadura meu voto era sempre um palavrão na cédula, coisa que a urna eletrônica capou. Enfim, eu nunca votaria no Tiririca ou similar, nem por peninha. Protesto e brincadeira são coisas sérias.
Sarney e Tiririca
Certo, Tiririca errou nove palavras num ditado de dez, mas Sarney, formado em Direito, membro da Academia Brasileira de Letras, autor de poemas, contos e romances, é completamente inarticulado. Guardo um discurso dele que é uma das coisas mais cômicas que já vi. Agora, na hora de articular mutretas, o homem é um gênio.
SARNEY
“Então o que está precisando então? Temos apenas 30 dias pela frente. Então nós não podemos jogar uma situação dessas… Não! Tá precisando de cada um arregaçar um pouco as mangas. Porque sabemos que todas as tendências nossas foram supridas. Eu lhes digo, nós podemos ganhar no 10 turno! Podemos porque é o tempo que vai dizer, porque se essa linha de ascensão que nós vimos se cruzar com a queda dele, porque ele fique nos 40% e a gente ultrapasse aí, então nós temos possibilidade de ganhar no primeiro turno… Oligarquia? Qual é a oligarquia?… Então era isto um pouco das coisas que eu tinha justamente que ver aqui. Não para fazer discurso de ataque, de família. Nós não estamos querendo destruir o Jackson (Nota: candidato da oposição), mas dizer a verdade. Até hoje ninguém disse coisas sobre desonestidade de José Reinaldo (Nota: candidato do Governo). Nunca! Nenhuma coisa foi levantada. O lema do Jackson era honestidade e trabalho. José Reinaldo disse: eu não tenho trabalho pra provar minha honestidade. No mais eu queria agradecer a todos a gentileza de terem vindo aqui hoje me ouvir e fazer um apelo, não por mim que vocês estão fazendo, mas pelo Maranhão. Vamos trabalhar, basta o trabalho de vocês; pra nós alcançarmos isso. Não vamos precisar de nada, pois todas as condições nós temos de fazer… com a liderança de vocês com todo o Maranhão inteiro. E também, se há uma derrota, não é nossa, é de todos vocês. Não pensem que cada um vai ficar na sua posição dizendo: ‘amanhã eu vou aderir…’ vai haver um estraçalhamento no Maranhão inteiro. Não em cima de mim… Todos vocês sabem como são as coisas dessa natureza. E não é mais aquele sistema que nós implantamos aqui de todo mundo viver bem, em paz, ninguém persegue ninguém, não é isso não, essa gente tem um gosto de sangue, de maldade que não foram comigo… Eu sei que vocês já sabem em cada lugar quem é que vai querer pegar uma faca e querer espicaçar cada um de vocês… Eram essas as palavras que eu tinha hoje, numa reunião em casa… no mais, muita felicidade a todos vocês que eu sou muito feliz de Deus ter me dado a ventura de estar aqui em Imperatriz que eu vi menina. Quando em 1955 eu cheguei aqui pela primeira vez, era uma casa do Simplício ali no meio da rua, o prédio do seu Murilo, as ruas do passado e hoje eu vejo essa moça bonita, vigorosa, luzindo no seu progresso com o trabalho de vocês, gente de todo lado que fez esta cidade.”

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial