Comunicadores que deixaram a RDC TV alegam desacordo contratual

Trio questionou: se os seus programas estavam ultrapassados, por que lhes foi oferecida uma renovação?

Cadu, Rogério Amaral e José Silvas - Reprodução

Na última sexta-feira, 10, Márcio Irion, diretor-geral da RDC TV, alegou que três programas independentes - 2Toques, Virando o Jogo e Atividade - estavam saindo da grade da emissora por conta de uma modernização na programação. O executivo, ao portal, ainda alegou que a decisão era de comum acordo com os apresentadores responsáveis pelas atrações. No entanto, os comunicadores Carlos Eduardo Oliveira (Cadu), Rogério Amaral e José Silvas, ao Coletiva.net, refutaram as alegações, reforçando que o problema foi uma questão contratual.

Segundo o trio, as informações passadas por Irion não condizem com a realidade, uma vez que o diretor-geral da RDC TV afirmou que as três atrações não se encaixavam na modernização proposta pela empresa. "Se os nossos programas estavam ultrapassados, por que nos ofereceram renovação?", questionou Amaral, que foi acompanhado por seus colegas na indagação. Enquanto isso, Cadu e Silvas mostraram à reportagem mensagens enviadas na mesma sexta-feira, 10, com propostas para que as atrações seguissem na emissora.

De acordo com Cadu, Amaral e Silvas, o grande problema da não renovação foi uma cláusula em seus respectivos contratos, que estabeleceria que, no caso do comunicador desistir de seguir na RDC TV, deveria avisar com 30 dias de antecedência e, mesmo assim, precisaria pagar o valor total das mensalidades restantes pelo espaço na emissora. Contudo, a regra não seria a mesma para o canal de televisão, que poderia encerrar a parceria sem pagar qualquer multa aos responsáveis pelos programas independentes.

O trio de comunicadores ainda destacou ao portal que a situação não foi de comum acordo, uma vez que, se não fosse por conta da cláusula, a qual os comunicadores alegam ser inconstitucional, eles seguiriam com os seus programas na emissora. Os contratos se encerram no próximo dia 31 e, como não houve acordo sobre a renovação, os três programas sairão da grade da RDC TV.

Comentários