Estudos internacionais sobre a pandemia convocam jornalistas a contribuírem

Pesquisas abordam a desinformação sobre a Covid-19 e os impactos da doença no Jornalismo

Levantamentos são de entidades internacionais - Divulgação

A Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) está realizando o 'CoronaVirusFacts Alliance'. A proposta é ampliar a base de conhecimento sobre a Covid-19 e reforçar o combate à desinformação sobre saúde. Pesquisadores sobre o tema estão convidados pela entidade a participarem. Os selecionados terão acesso ao banco de dados da iniciativa.

As propostas de participação devem ser enviadas em inglês, até 29 de maio. Elas precisam mostrar que o trabalho terá impacto na comunidade de verificação de fatos e explicar por que o financiamento da IFCN é necessário. O auxílio financeiro da entidade pode chegar até 10 mil dólares, com apoio do WhatsApp. Outros detalhes sobre o envio da pesquisa podem ser conferidos aqui.

Já o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Universidade Columbia convidam jornalistas a integrarem outro estudo global: o 'Jornalismo e a pandemia da Covid-19: uma pesquisa global para rastrear e avaliar impactos'. Neste caso, para participar basta responder um questionário.

As informações servirão para identificar desafios e para ajudar a guiar o futuro do jornalismo. As informações coletadas ficarão disponíveis apenas aos pesquisadores. Em reconhecimento ao tempo de contribuição, os entrevistados podem concorrer a cartões-presente da Amazon. A pesquisa está disponível aqui.

Comments