Produção de conteúdo inspirador é o foco de Marcela Ceribelli

Fundadora da Obvious, plataforma de narrativas femininas, encerrou os painéis do Congresso de Estratégia Criativa

Marcela Ceribelli no Congresso de Estratégia Criativa - Coletiva.net

Com o tema 'Obvious: dando um truque no algoritmo', Marcela Ceribelli, fundadora da Obvious, plataforma de narrativas femininas que tem como missão produzir conteúdos que tragam novas representações da feminilidade, é a encarregada de apresentar o último painel do Congresso de Estratégia Criativa, na tarde desta segunda-feira, 20.

Em sua fala, Marcela destaca que a produção de conteúdo inspiradora tem relevância para a audiência e, desta forma, torna-se um importante ativo na conexão de marcas e seus públicos. Logo no começo de sua fala, ela apresentou a sua trajetória e destacou o seu posicionamento sobre o modo de trabalhar da Obvious: "Sou uma publicitária em busca de uma vida zen e sustentável. E trago isso também para a minha empresa. Quero que as pessoas que trabalham como vivam, durmam... E espero que todos vocês tenham isso".

Durante a conversa bem-humorada, Marcela mostrou cases de conteúdo apresentados para as meninas e mulheres nos anos 1990, que exploravam os corpos femininos perfeitos, esquecendo completamente da diversidade. "Desde os 11 anos, a gente aprendia como agradar um homem", explica. Com isso, mesclado com a total invisibilidade da capacidade intelectual da mulher, tínhamos a infelicidade feminina.

Assim, a Obvious chegou para focar na representatividade feminina. Marcela, então, mostrou um comercial produzido por sua empresa, destacando diversos tipos de mulheres, com várias formas, cores, cabelos e personalidades. Ela explicou, também, que decidiu por não criar um site, mas sim um Instagram para o seu negócio. Com isso, a publicitária explica que acertou em cheio: "Mirei no portfólio e acertei na comunidade, pois todos estavam muito carentes de conteúdo desse tipo". Para provar isso, ela apresentou os números de sua conta na plataforma de compartilhamento de fotos: "6% é um engajamento muito bom, mas nós temos 14%".

Para criar um conteúdo relevante, a dona da Obvious esclarece que, primeiro, é precisa entender a demanda do seu público. Ela, então, destaca que investe em conteúdo que favoreça a saúde mental, com o objetivo de combater os temas agressivos que invadem as redes sociais. Marcela também aconselhou a todos que tenham muito claro os territórios e editorias com que as suas marcas irão trabalhar, pois o público enxerga de longe o oportunismo.

Entre estratégias e posicionamentos, Marcela também aconselha a relaxar e aproveitar a diversão que as redes sociais podem trazer: "Vamos nos divertir. Dá para ter um momento ativista, mas também é possível rir da situação". Logo, ela encerra a sua participação no evento mostrando diversos cases de memes criados pela Obvious.

Coletiva.net faz a cobertura da quarta edição do Congresso de Estratégia Criativa ao longo desta segunda-feira, 20, com o apoio do Grupo RBS. O evento, realizado no Teatro do Bourbon Country, é produzido pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul.

 

Comentários