Projeto Comprova será oficialmente finalizado nesta sexta-feira

Debate na Fundação Armando Alvares Penteado marcará ação de verificação de notícias nas eleições 2018

Foram verificadas 146 informações

Há mais de um mês após as votações, que ocorreram em outubro, o Projeto Comprova será oficialmente finalizado. O evento de encerramento da ação, que reuniu 24 veículos para a verificação de notícias divulgadas pelo WhatsApp durante o período eleitoral, acontecerá nesta sexta-feira, 23, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.

O evento, que começa às 9h30, será realizado com palestras e debates acerca do tema. 'O Brasil no contexto global da desinformação', apresentado por Claire Wardle, cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, iniciará o momento que será sucedido pela mesa-redonda 'Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova'. Esta, marcada para as 11h, terá a participação de Claire e de Daniel Bramatti, presidente da  Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e de Sergio Lüdtke, coordenador do Comprova. A mediação desse bate-papo ficará a cargo da coordenadora do curso de Jornalismo da Faap, Edilamar Galvão.

Segundo o balanço, divulgado pelos profissionais à frente da iniciativa, 90% das notícias analisadas eram falsas. A ação, que foi realizada durante 12 semanas, checou 146 informações divulgadas por fontes não oficiais. O projeto também contou com o auxílio do Facebook Journalism e do Google News Initiative, que ajudaram a financiá-lo, além de terem oferecido apoio técnico e treinamento.

 

 

 

Comentários