ARI se manifesta preocupada com o futuro do País

Em nota oficial, entidade reafirma "seu compromisso irrenunciável com a democracia e com a liberdade de expressão"

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) divulgou nesta sexta-feira, 5, uma nota oficial manifestando preocupação com o futuro do País. Dois dias antes das Eleições 2018, a entidade reforça que o cenário está marcado por posições e ideias acirradas, além de episódios de violência, discursos autoritários e ampla disseminação de informações falsas. Com isso, reafirma sua luta pela "defesa do jornalismo responsável e do direito dos cidadãos a informações verdadeiras, independentes e plurais".

Além disso, a entidade registra que não abre mão do respeito às regras da democracia, confiando que os devidos responsáveis trabalharão para assegurar a vontade soberana da população. Também reforça que a verdade e o voto livre e consciente são fundamentais para um Brasil melhor e mais próspero.

Confira a nota na íntegra:

Na antevéspera do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 e no contexto de uma disputa política caracterizada pelo acirramento de posições e ideias, por episódios de violência, por discursos autoritários e pela ampla disseminação de informações falsas em redes sociais, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) manifesta sua preocupação com o futuro do país e reafirma seu compromisso irrenunciável com a democracia e com a liberdade de expressão.

Com 82 anos de atuação na defesa do jornalismo responsável e do direito dos cidadãos a informações verdadeiras, independentes e plurais, a ARI posiciona-se intransigentemente pelo respeito às regras do jogo democrático, confiando que as instituições brasileiras, fortalecidas por três décadas de normalidade democrática, saberão conduzir a transição de poder em todas as instâncias do Executivo e do Legislativo, em consonância com a vontade soberana da população.

Na condição de entidade representativa dos profissionais de imprensa do Rio Grande do Sul, a ARI acredita que a verdade, o voto livre e consciente, a aceitação do resultado eleitoral e o exercício da cidadania por todos, governantes e governados, são pré-requisitos para a construção de um país melhor e mais próspero.

Luiz Adolfo Lino Souza, Presidente da ARI

Batista Filho, Presidente do Conselho Deliberativo da ARI

Comentários