'A Transformação de Canuto' recebe Kikito de Melhor Filme entre longas gaúchos
Reconhecimento ocorreu no Palácio dos Festivais e entregou troféus em 11 categorias, além dos prêmios especiais e menções honrosas
Nesta sexta-feira, 16, foi realizada a cerimônia de premiação da Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos no Palácio do Kikito, durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. O principal prêmio da noite ficou com Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, pelo filme 'A Transformação de Canuto', que foi selecionado como a melhor produção da mostra.
Além desta categoria, o longa levou outras três categorias, sendo elas Melhor Ator, para Fabrício Benitez; Melhor Direção, para Ariel e Ernesto; e Melhor Fotografia, para Camila Freitas - totalizando quatro estatuetas das onze concedidas no evento. A obra trata uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina.
A cerimônia iniciou com a entrega do Troféu Eduardo Abelin para o diretor e roteirista Jorge Furtado, que relembrou do tempo em que produzia curtas para inscrever no Festival de Gramado há mais de 40 anos. Em seguida, foi entregue o Troféu Leonardo Machado a Nelson Diniz e as três categorias do Prêmio Iecine: Legado, concedido a José Maia; Inovação entregue a Aletéia Selonk; e Destaque para Alexandre Mattos.
Aletéia, em sua fala, tratou sobre unir diferentes setores com a finalidade de trazer à tona o melhor da produção audiovisual. "A pesquisa, a crítica, a difusão com os festivais, a própria preservação, tudo isso pensado junto é o caminho para fazermos um mercado ainda mais saudável e equilibrado para tudo que a gente enxerga de potencial", destacou.
Já o Kikito de Melhor Atriz foi conquistado por Cibele Tedesco pela sua performance no drama 'Até que a Música Pare', longa que também levou a categoria de Melhor Direção de Arte. O outro filme que recebeu o maior número de estatuetas da noite foi 'Memórias de um Esclerosado', que venceu quatro prêmios: Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. Por fim, 'Infinimundo' levou o prêmio de Juri Popular.
Já o Kikito de Melhor Atriz foi conquistado por Cibele Tedesco pela sua performance no drama 'Até que a Música Pare', longa que também levou a categoria de Melhor Direção de Arte. O outro filme que recebeu o maior número de estatuetas da noite foi 'Memórias de um Esclerosado', que venceu quatro prêmios: Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. Por fim, 'Infinimundo' levou o prêmio de Juri Popular.A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.