'Construindo Marcas' desta semana destaca Maria Fumaça

Cristiane Tomazini e Maicon Dias apresentam história da empresa

Marla Gass ouve sobre a história e trabalho com a Maria Fumaça - Crédito: Coletiva.tv

O 'Construindo Marcas' desta semana, em Coletiva.tv, trata sobre uma empresa que utiliza uma locomotiva a vapor dos anos 1940 para cortar a Serra Gaúcha todos os dias, com o objetivo de conectar o passado e o presente no Vale dos Vinhedos: a Maria Fumaça - Trem do Vinho, de Bento Gonçalves. A apresentadora Marla Gass recebeu Cristiane Tomazini, gerente de Marketing da Giordani Turismo, responsável pela Maria Fumaça, e Maicon Dias, CEO da Gampi - Casa Criativa, para conhecer mais sobre a história da marca.

A conversa começou com Cristiane contando que a Maria Fumaça é um "ícone" dos passeios do Rio Grande do Sul e que está há 31 anos no mercado, atuando como um resgate da história da imigração italiana. De acordo com a profissional, por trás da marca tem a Giordani Turismo, que está presente há 32 anos em Bento Gonçalves e trabalha na preservação e disseminação dos costumes italianos. 

Cristiane recordou que, há muitos anos, a Maria Fumaça era o meio de transporte que os moradores da região tinham, principalmente para mover cargas. "As pessoas também utilizavam para cruzar o Rio Grande do Sul e faziam viagens para fora do Estado, por meio das locomotivas a vapor. É isso que tentamos preservar de forma original, como eram os passeios nos vagões."

De acordo com a profissional, a empresa preserva a originalidade da locomotiva, com cada vagão vindo de uma região diferente. "Conservamos desde as luminárias e bancos. Além disso, colocamos uma pitadinha de alegria nesse passeio, que são as atrações turísticas, com as apresentações artísticas e culturais da região", explicou.  

A ideia da empresa, de acordo com Cristiane, é proporcionar uma experiência legítima para o público, e não algo caricato. "Acho que quando mantemos esses detalhes de ir buscar uma peça que realmente era da época, trabalhar nas estações de trem de forma que remeta o período, faz com que as pessoas sintam que realmente estão naquela era", contou.      

Para Maicon, a Maria Fumaça é um ícone brasileiro das ferrovias e do turismo, pois, segundo o profissional, quando o brasileiro pensa em viajar para a Serra Gaúcha, tem como rota a visita e o passeio na locomotiva. "É muito legal ver como ao longo destes mais de 30 anos, ela conseguiu se transformar em uma marca forte. Toda a história reforça a essência que a fez nascer, a mantém viva, mas principalmente a experiência que promove para quem anda", disse.

Maicon ainda explicou que na Comunicação uma marca se torna relevante quando ela proporciona boas experiências, independentemente do cliente. "Podemos falar do consumidor final, entre negócios, mercado B2B (business to business - negócios para negócios, em tradução livre). Toda experiência é o que vai te gerar memórias. E foi todo esse trabalho que fez com que a Maria Fumaça ganhasse um título."  

Confira o episódio completo:


Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV.

Comentários