Agência Moove desenvolve campanha do Comitê Gaúcho do HeForShe

Iniciativa usa os trens da região metropolitana de Porto Alegre para alertar sobre o feminicídio

A iniciativa transformou os trens em veículos de mensagens - Crédito: Divulgação

A Agência Moove, em parceria com o Comitê Gaúcho do HeForShe, Eles Por Elas, em Português, da Organização Não Governamental (ONU) Mulheres, desenvolveu a campanha 'Fim da Linha para a Violência contra a Mulher'. A iniciativa usa os trens da região metropolitana de Porto Alegre para alertar sobre o feminicídio e conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica, que muitas vezes ocorre no ambiente familiar.

A campanha foi lançada na Estação Mercado da Trensurb, na capital gaúcha, e conta com o apoio da Defensoria Pública do Rio Grande Sul, Universidade La Salle, Museu da Cultura Hip Hop e Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo é provocar a reflexão sobre o fato de que, para muitas mulheres, o lugar mais perigoso é o próprio lar.

A ação usa a pergunta 'Voltar para casa dá medo?' para chamar a atenção dos passageiros. De acordo com o diretor da Agência Moove, Cado Bottega, a escolha do trem se deu pela sua relevância na rotina de milhares de pessoas que transitam diariamente entre casa e trabalho. "O trem representa o ir e vir do dia a dia, e é o lugar ideal para provocar essa reflexão e estimular a ação contra a violência doméstica."

Mensagem

A iniciativa transformou os trens em veículos de mensagens. Os vagões foram adesivados com ilustrações que utilizam imagens de casas e prédios estilizados para remeter a rostos com hematomas, lágrimas e expressões de dor. Dentro dos vagões, a proposta é recriar a sensação de um ambiente doméstico, com quadros, tapetes e relógios, para lembrar que é nesse espaço que muitas agressões ocorrem.

Tempo

A campanha também faz uma reflexão sobre o tempo. Enquanto uma viagem de trem pode durar 20 minutos, uma mulher pode levar até cinco anos para denunciar um abuso. Essa comparação busca sensibilizar a urgência da denúncia. Além do envelopamento, a ação inclui peças espalhadas pelas estações com a arte da iniciativa.

Música

Como parte da campanha, a banda Nenhum de Nós adotou temporariamente o nome 'Todos Nós' e regravou a canção 'Camila' com uma nova letra. Na ação, foram citados nomes de mulheres vítimas de violência, para reforçar a responsabilidade coletiva na luta contra o machismo e violência de gênero.

Ficha Técnica

Agência Moove

Título: 'Fim da Linha para a Violência contra a Mulher'

Cliente: Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe

Head de Criação: Cado Bottega

Diretor de Arte: Luiza Dorfmann

Redação: Márcio Blank

Produção: Débora Roth

Head de Atendimento: Bárbara Pufal

Aprovação Cliente: Thedy Corrêa e Karen Lose

Comentários