Anaterra: POA ganha hub de Comunicação Política voltado às mulheres

Espaço será especializado em campanhas, mandatos e lideranças femininas e contará com serviços de assessoria jurídica e psicológica

Sócias Camila e Lívia - Crédito: Brayan Martins

A falta da participação feminina nos espaços de poder gera uma série de desigualdades sociais e financeiras. Pensando em colaborar para a transformação dessa realidade, a jornalista Lívia Saggin uniu-se à publicitária Camila Scarrone, para darem vida à Anaterra, um hub de Comunicação Política, especializado em campanhas, mandatos e lideranças para mulheres. O espaço contará com serviços de assessoria jurídica e psicológica. 

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin revelou uma queda de mulheres sendo contratadas para cargos de liderança desde a pandemia, levando ao regresso de um a dois anos em vários setores. No ritmo atual, a previsão é de que o problema da disparidade de gênero no mercado de trabalho (e consequentemente em postos de comando) só será resolvido em quase 69 anos na região da América Latina e do Caribe.

Camila comenta sobre o desamparo no atendimento ao público feminino na área: "Nossa experiência de mercado e formação acadêmica nos fez enxergar pelo que passam as mulheres para alcançarem cargos de liderança e permanecerem no poder, tanto na política quanto no mundo empresarial", conta. A partir disso, perceberam a escassez de profissionais de Comunicação Política e Marketing Digital especializados nas questões referentes às mulheres. 

"É muito comum que uma candidata seja julgada como menos capaz se é mãe solteira, divorciada ou pela maneira como se veste, entre outras questões que dificilmente seriam levadas em consideração em relação a um homem", aponta Lívia, refletindo sobre a complexidade da opinião pública a respeito dos atributos tidos como femininos. "Daí reside a necessidade de pensar estratégias específicas para melhor lidar com essas interpretações", completa Camila.

Por que um Hub?

A dupla de sócias optou por um hub para dar mais agilidade nos processos, menos burocracia e reduzir custos. Segundo Camila, trata-se de uma maneira de oferecer diversas soluções e serviços de forma integrada, sem a necessidade de contratar diferentes profissionais ou agências para um atendimento completo. "Nós criamos uma rede de parceiras e especialistas, e priorizamos trabalhar com outras mulheres para movimentar o mercado com mão de obra feminina", explica Livia. 

Serviços

As soluções oferecidas são voltadas a mulheres que estão começando uma trajetória na política, ou abrindo o próprio negócio, além daquelas que já possuem uma carreira consolidada, tanto no ambiente político quanto empresarial.

O principal serviço é a consultoria, que conta com diagnóstico, elaboração de planejamento e execução de ações de Comunicação. De acordo com Lívia, isso é feito em tempo integral, o que significa que a cliente tem acesso a orientações sem restrições de horários. Outros serviços que podem ser contratados separadamente são: diagnóstico da Comunicação, gestão de mídias digitais, e ações estratégicas para partidos.  

Lívia Saggin é graduada em Jornalismo, mestre e doutora em Comunicação com experiência em Políticas Públicas, mobilização social, Cultura e tecnologias da Comunicação. Publicitária e mestre em Comunicação, Camila Scarrone tem experiência em Marketing Digital, Marketing político/eleitoral, e pesquisas de campo em gênero e de Comunicação.

Comentários