Após ser acusado de racismo, Mendelski se defende: "Meu comentário foi interrompido"

Durante o programa 'Bom Dia', da Rádio Guaíba, o jornalista opinou sobre o cabelo da vereadora Marielle Franco

Rogério Mendelski na apresentação do programa 'Bom Dia' desta quinta-feira - Reprodução

A manhã desta quinta-feira, 7, foi marcada por uma polêmica: durante o programa 'Bom Dia', da Rádio Guaíba, o jornalista Rogério Mendelski fez um comentário sobre o cabelo da vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018. A opinião emitida foi considerada racista pelos ouvintes. No entanto, em conversa com Coletiva.net, o radialista se defendeu: "Meu comentário foi interrompido por conta de uma entrevista que eu estava esperando com o Onyx [Lorenzoni]. Depois, o assunto não voltou mais".

Durante a atração, Mendelski, ao ler a opinião da audiência sobre Ronnie Lessa, apontado como o executor do assassinato de Marielle, decidiu comentar sobre o cabelo da vereadora e disse: "Agora virou até moda o cabelo da Marielle. O que eu tenho visto de pessoas com o cabelo, aquele cabelo horroroso, feio, é um coque na cabeça". A fala do jornalista foi interpretada pelos ouvintes como racista, chegando o nome do profissional a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Ao portal, ele, além de destacar que o seu comentário ficou pela metade, fez questão de frisar que gosta de mulheres de cabelos crespos, porém, soltos. "Não gosto de coques. A Marielle, por exemplo, era muito mais bonita de cabelos soltos. É gosto pessoal", afirmou. Mendelski ainda complementou: "Não há qualquer tipo de conteúdo racista aí, não sei de onde tiraram isso. Eu não pude terminar o meu comentário, foi isso. Nós, da Guaíba, somos completamente contra preconceitos".

Após a repercussão, Nando Gross, gerente-geral da Guaíba, soltou uma nota, posicionando a emissora sobre o caso. Leia:

Esclarecimento

Sobre o comentário do apresentador Rogério Mendelski hoje pela manhã no programa Bom Dia, quando fez considerações sobre a vereadora Marielle Franco, esclarecemos que repudiamos todo e qualquer tipo de comentário de conteúdo preconceituoso.

Pedimos desculpas à família de Marielle e a toda a comunidade atingida pelo fato. Nos seus princípios, que estão expostos no site oficial da emissora, a Guaíba deixa bem claro isto aos seus ouvintes e colaboradores.

- A Rádio Guaíba repudia toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.

- A Rádio Guaíba preza a pluralidade de ideias entre seus comentaristas e apresentadores, mas não aceita de forma alguma manifestações de conteúdo racista, homofóbico de xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação.

- A opinião dos comentaristas e apresentadores não representa a opinião da empresa. Esta será apresentada em editoriais quando necessário.

 

Comentários