AudiRádio realiza primeira pesquisa na Grande Porto Alegre

Caiçara, Continental, Eldorado, Grenal, Guaíba AM/FM, Liberdade, Pampa e 104 FM foram as emissoras que contrataram o estudo

AudiRádio realiza primeira pesquisa após mudança de nome - Crédito: Divulgação

Criado em 2015 por Domício Torres, o AudiRádio, que antes chamava-se Instituto Reality de Pesquisas (IRP), realizou a primeira pesquisa de audiência de rádio, após a mudança de nome, na Grande Porto Alegre. A iniciativa incluiu 10 praças, com entrega de dados utilizando a plataforma YUMI da MarkData, de Portugal. As emissoras que contrataram o estudo foram Caiçara, Continental, Eldorado, Grenal, Guaíba AM/FM, Liberdade, Pampa e 104. As cidades contempladas foram Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.

De acordo com Domício, o que motivou a criação da pesquisa foi a percepção de que há poucas informações de audiência do meio rádio na maioria das cidades do interior do Brasil e em algumas capitais. Para ele, a relevância do estudo é que as informações obtidas são fundamentais para projetar essas emissoras no mercado nacional, dando a elas visibilidade na realização de planejamentos de mídia de forma técnica, e melhor participação em conteúdos publicitários. 

Diferencial na pesquisa 

Outro fator importante, segundo ele, foi oferecer uma nova alternativa metodológica para estudar o meio rádio. Domício explica que o levantamento conta então com alguns diferenciais: o universo representado é o de pessoas de ambos os sexos, de todos os segmentos econômicos, com 15 anos de idade ou mais. O registro do hábito leva em conta as emissoras que os entrevistados ouvem, de hora em hora, ao invés das que escutou circunstancialmente.

Para o idealizador da pesquisa, tal mudança informa a audiência real e fidelizada, e permite elaborar campanhas publicitárias e analisar a programação com mais segurança e retorno. Os dados são fornecidos na plataforma Yumi Analytics Web, da TWA, de Portugal, que é um sistema de informação de mídia baseado em nuvem, permitindo acessar os estudos em qualquer momento por meio de computador, tablet e smartphone.

Informações fornecidas

As rádios que contrataram a pesquisa receberam informações sobre o índice de audiência em números percentuais e absolutos, de hora em hora, de segunda-feira a domingo, segunda a sexta-feira, sábado e domingo. Também sobre alcance, share, afinidade, tempo 

O tempo médio de audiência, participação no segmento (perfil) e variáveis de análise (total, sexo, faixas etárias, renda familiar, escolaridade, zonas geográfica, entre outras). Os dados já foram fornecidos às emissoras que contrataram a pesquisa.        

A AudiRádio é filiada à Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), inscrita no Conselho Regional de Estatística da 4ª Região e utiliza, para elaboração das amostras, uma estatística também registrada neste órgão. A pesquisa AudiRádio foi credenciada pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Comentários