Cinco perguntas para Alessandra Bergmann

Top 5 dos '+Admirados da Imprensa do Agronegócio', jornalista adora dançar tango

Alessandra Bergmann também cobre eventos relacionados ao Agro no exterior - Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Alessandra Farina Bergmann, natural de Canguçu, jornalista especialista em Agronegócio e comentarista do assunto para o SBT-RS. Ensino o Agro a se comunicar por meio de palestras. Comando o podcast no Youtube 'Campo e Batom', gosto de viajar e dançar tango.

2 - Por que você optou pelo Jornalismo?

Esta escolha veio desde criança. Meu pai tinha um gravador k7, então eu adorava gravar minha conversa com outras pessoas e brincava de âncora de jornal, vendo a Maria do Carmo Bueno apresentar o 'Jornal do Almoço'. Usava uma escova de cabelo como microfone e diariamente ligava para a rádio da cidade para pedir música, só para ouvir o locutor dizer meu nome no rádio. A redação era minha disciplina favorita. Então, não tinha volta.

3 - Em julho, você atingiu o 'Top 5' no prêmio '+Admirados da Imprensa do Agronegócio'. Como foi receber esse reconhecimento?

É muito grandioso. Meu networking foi quem me escolheu. Fiz campanha para o programa 'Campo e Batom' e para o quadro do comentário do SBT, e acabou que eu fui a escolha. Estar em uma votação popular com feras nacionais do Jornalismo Agro e ficar entre os Top 5 é prova de que o que faço e como faço faz total sentido.

4 - Você tem mais de 20 anos de trajetória profissional, com a maior parte dedicada à cobertura do Agronegócio. Quais são os principais desafios de reportar os acontecimentos do campo?

Meu desafio é divulgar que o Agro precisa e pode muito mais falar de suas responsabilidades com a humanidade de forma direta e compreensível. Também assumi o desafio de mostrar a mulher do campo como protagonista por meio do projeto 'Campo e Batom'.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Ser referência para outros colegas que querem trabalhar com o Agronegócio e ter meu livro publicado. Continuar dançando como se tivesse 20 anos.

Comentários