Cinco perguntas para Fábio Rios

Publicitário e CMO da Brivia tem o propósito de acelerar a transformação digital da empresa

Fábio Rio, publicitário e CMO da Brivia - Karine Vianna

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Eu sou um empreendedor por natureza: curioso, inquieto e motivado. Sou natural de Porto Alegre, mas, até o início da pandemia, passei os últimos 17 anos liderando a Plugar como CEO e, mais recentemente, a Knewin como CMO, visitando clientes e prospects semanalmente em São Paulo e outros estados brasileiros. Meu mundo é formado por Inteligência de mercado, Vendas e Marketing! Tenho uma conexão umbilical com a academia, pesquisando e sendo docente há mais de 10 anos, atualmente na Ufrgs e no Mackenzie, em Brasília. Tenho dois filhos lindos de 5 e 2 anos, conheço 85 países e vai ser difícil me ver de mau humor. 

2- Há pouco mais de um mês você aceitou o desafio de assumir como Chief Marketing Officer (CMO) da Brivia. Como tem sido a experiência? Quais são seus objetivos no setor?

A Brivia tem um propósito inspirador demais: 'transformar as marcas dos seus clientes nas marcas que os seus clientes desejam'. Como diz o Márcio Coelho, não faz sentido vir ao mundo a passeio. É preciso deixar um legado! A Brivia tem uma visão extremamente cristalina de onde quer chegar, cada vez mais influenciando o ecossistema inteiro para provocar uma real transformação. A minha missão aqui tem dois aspectos principais: o primeiro deles é fazer a Brivia ser cada vez mais conhecida; o segundo é acelerar o já existente movimento de transformação digital do nosso negócio.

3- Por que decidiu estudar Publicidade?

Eu cursei dois anos de Jornalismo na Famecos e não estava 100% convicto. Experimentei disciplinas de Publicidade e Propaganda e decidi trocar de curso na hora! Estava em casa. Claro que o lado lúdico, a criatividade, o design, isso tudo me encantou. Mas foi para as disciplinas de Marketing e Pesquisa que meus olhos brilharam mais. Me formei e emendei direto um pós em Marketing Estratégico na ESPM-Sul. Alguns anos depois fiz mestrado em Administração na Ufrgs e conectei tudo pra encontrar um lado mais negócio para o mundo da Publicidade.

4 - Como publicitário e especialista em Marketing Estratégico, como enxerga o impacto da pandemia na área? Provocou mudanças nas estratégias das marcas?

A pandemia foi o principal acelerador da transformação Digital que a gente poderia encontrar. Migrar das áreas comerciais para as residenciais e manter o mundo funcionando foram grandes desafios para todas as organizações. Com a redução drástica do consumo de rua no caso de B2C (Business to Consumer) e do telefone fixo tocando no caso do B2B (Business to Business), as marcas foram obrigadas a encontrar novas formas de se conectar com os seus consumidores. Três elementos foram e continuam sendo cruciais nessa jornada: tecnologia, dados e conteúdo. Tecnologia viabilizando novas experiências através de canais digitais; dados analisando e interpretando comportamentos em todos esses ambientes; e o conteúdo soberano para gerar a real conexão entre as marcas e seus públicos de relacionamento. A boa notícia para um apaixonado por Marketing como eu é que esse caminho não tem mais volta!

5- Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Em cinco anos eu completarei meio século. Quero manter a saúde física e mental no topo, ter conhecido mais uns 20 ou 30 países, continuar brincando muito com os meus filhos e seguir ao lado da Brivia nessa caminhada fantástica que estamos trilhando.

Comentários