Cinco perguntas para Fernando Zanuzo

Jornalista assumiu a apresentação do Jornal da Manhã - Edição Grande Porto Alegre na Jovem Pan

Jornalista Fernando Zanuzo

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Meu nome é Fernando Zanuzo, tenho 39 anos, sou gringo de Bento Gonçalves e jornalista formado desde 2009, pela Unisinos. Comecei a carreira em 2000 pelos jornais Gazeta e Semanário, até entrar na Rádio Viva. Em 2002, vim para Porto Alegre estagiar na Rádio Gaúcha, onde fui repórter e apresentador. Em junho de 2020, pedi demissão para assumir a comunicação da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a convite do presidente Fábio Roque Sbardelloto e do CEO Silvio Teitelbaum. Agora, também estudo Direito na FMP. Desde novembro, estou na Jovem Pan 90,7 FM, do Grupo RSCom.

2 - Como surgiu o convite para integrar a equipe da Jovem Pan?

Cinco dias após eu anunciar minha saída da RBS, o Marcos Picoli, diretor da RSCOM, me telefonou convidando para apresentar um novo produto, o Jornal da Manhã na Grande Porto Alegre. Como eu precisava dominar as funções na FMP, pedi um tempo, mas fiz uma contraproposta e comecei um comentário diário na Jovem Pan Serra Gaúcha. Em janeiro, estreamos a atração diária, das 7h às 8h.

3 - Como é a experiência de apresentar o Jornal da Manhã - Edição Grande Porto Alegre? E como tem sido a receptividade?

Tem sido muito interessante e gratificante. É uma nova experiência, um programa novo, que precisa formar um público. Tenho liberdade para escolher os assuntos e opinar. É um espaço dinâmico e diversificado, com muita informação e colunistas diários. Tanto ouvintes quanto fontes têm dado um feedback positivo.

4 - Por que escolheu o Jornalismo?

Quando entrei em uma redação pela primeira vez, percebi que minha vocação era informar e esclarecer. Minha carteira de trabalho só tem jornal e rádio. Agora, estou fazendo Direito para aprofundar conhecimentos e qualificar minha comunicação ao microfone. As pessoas precisam de uma informação mais completa, contextualizada, e penso que o caminho passa pelo curso que escolhi.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Desempenhar adequadamente minhas funções na FMP, concluir o curso de Direito, passar no exame da OAB e ampliar meus espaços no rádio, inclusive, retomando a narração esportiva que, por motivos diversos, ficou em segundo plano nos últimos anos após eu narrar pelos Canais Premiere.

Comentários