Cinco perguntas para Gustavo Favero

Paulista radicado em Porto Alegre assumiu como diretor de Novos Negócios e Marketing da agência Escala

Gustavo Favero - Crédito: Reprodução

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou um paulista de Catanduva, que viveu grande parte da vida na cidade de São Paulo, mas que, desde 2014, escolheu Porto Alegre para morar. Por aqui, construí uma família linda, ao lado da Paola, da Luiza e, há quatro anos, do pequeno Antônio. Posso me definir como cara simples, de fala mansa e de coração gigante.

Tenho graduação, pós e MBA em Marketing, que assim como Comunicação, sempre foram minhas "praias" e por onde atuo há mais de duas décadas. Atualmente, ocupo uma das cadeiras da diretoria da agência Escala, respondendo pelas áreas de Marketing e de Novos Negócios.

2 - Por que escolheu a área da Comunicação?

Acredito que criatividade sempre tenha sido um traço marcante da minha personalidade. Desde muito cedo, gostava de representar, gráfica ou textualmente, as minhas impressões a respeito da vida. Assim, me interessei por cursar Comunicação e, aos poucos, fui percebendo que Marketing era por onde eu "trafegava" bem.

Tive boas experiências na Rádio Transamérica, Grupo Ibope, Abril Mídia, Grupo RBS, me enveredei a abrir empresas, a dar aula e agora estou muito feliz na Escala. Para mim, Comunicação é a arte de passar uma mensagem, sem que o outro precise de "bula" para te entender. Entendeu?

3 - Você definiu como "nota 10" a experiência de atuar na Escala como diretor de Novos Negócios e Marketing. Como tem sido o trabalho?

Essa nota 10 eu dei já faz um tempinho, mas posso dizer que se mantém até hoje e que os esforços são para fazer com que nossos clientes e prospects tenham a mesma percepção. O trabalho é intenso, desafiador e exige vários "Gustavos" por dia, cada um deles trazendo bagagens e atuações distintas.

A Escala tem a pluralidade fundamental para que uma agência se perpetue. Recentemente, a definimos como "uma nova agência há 50 anos". Este conceito, aliado ao seu fantástico clima interno, só me motivaram - a mim e a todos da empresa - na busca por resultados. E eles estão vindo! Se quiser saber mais, é só me chamar pra conversar, mas desde que tenha café.

4 - Você tem uma carreira extensa pelo Marketing, com 17 anos de atuação apenas na Abril Mídia. O que te desafia na área hoje em dia?

Sim, na Abril, tive uma enorme formação como profissional, experimentei o que é crescer na carreira, tive o desafio de gerir marcas líderes e equipes de alta performance. Na RBS, apesar de um período curto, foram tantos outros desafios e aprendizados, um mais valioso que o outro.

Hoje em dia, posso dizer que performar já não é mais o balizador de sucesso, é o mínimo necessário. Ser e ter atuação digital já não é diferencial, virou "commodity". O que me desafia e me inspira são as pessoas - é ser conhecido e reconhecido por valores dos quais não abro mão, como ética e respeito. É não trazer resultados a qualquer preço, mas, sim, com o apreço de quem está comigo.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Na Escala, quero ter pelo menos dois anos de atuação e performance positivas na posição em que estou, para, quem sabe, evoluir para outros aprendizados e contribuições dentro da agência. Como carreira, sempre acreditei em crescimento espiral - que é aquele que te faz crescer à medida que você aprende e responde por novos processos. Continuo querendo e acreditando nisso.

Outro plano que me daria um imenso prazer seria o de voltar a dar aulas e disseminar o conhecimento para as novas gerações. Adoro isso! Mas daqui a cinco anos, o que eu sonho mesmo é poder continuar contribuindo para ver minha família feliz.

Comentários