Cinco perguntas para Sandro Fávero

Após passagens pelo Rio de Janeiro e São Paulo, jornalista volta ao RS para atuar na Rádio Guaíba

Sandro Fávero - Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou jornalista, formado pela UFSM e novo apresentador do programa Guaíba Correio Rural, veiculado pela Rádio Guaíba. O ano de 2020 está sendo bastante especial, pois esta oportunidade na tradicional emissora de Porto Alegre acontece no mesmo ano que comemoro três décadas de carreira. Em 1º de dezembro de 1990, eu iniciava a trajetória na área de Comunicação, como repórter esportivo e apresentador da Rádio Progresso, de Ijuí, minha cidade natal. Já em Santa Maria, durante o curso de Jornalismo, atuei nas mesmas funções na Rádio Guarathan e, como bolsista, da Rádio Universidade. Logo após, trabalhei na RBS TV. Em 2001, mudei-me para Angra dos Reis (RJ), para ser o repórter da TV Rio Sul, também afiliada da Rede Globo, no litoral sul-fluminense.

2- Como foi sua vida longe do Rio Grande do Sul?

Aconteceu tanta coisa que daria para escrever mais de um livro, certamente. Depois de Angra, fui diretor de um jornal em Paraty e assessor de imprensa e mediador da FLIP, a famosa festa literária da cidade histórica. Também me aventurei na gastronomia, sendo sócio de um restaurante. Retornei ao Rio Grande do Sul para uma breve passagem de cinco meses na saudosa TV COM e voltei para o sudeste para atuar no Canal Rural, em São Paulo. Em 5 anos, conheci a realidade da atividade primária no país, apresentei um programa diário de notícias e entretenimento e uni duas paixões, o esporte e o agro, atuando como narrador de esportes equestres. Paralelamente, fui correspondente esportivo do grupo RBS na capital paulista. Em 2012, assessorei minha afilhada, a judoca Maria Portela, na Olimpíada de Londres. No ano seguinte, assumi a diretoria de comunicação da Prefeitura de Paraty, cidade que se tornaria Patrimônio Mundial da Humanidade. 

3- E, agora, como está sendo o retorno para trabalhar na Rádio Guaíba?

Na verdade, retornei novamente ao Sul no fim de 2015, quando fui assessor de imprensa da Secretaria de Comunicação de Canoas e, em 2016, iniciei minha segunda passagem pelo Canal Rural, desta vez em Porto Alegre. Desde então, vinha atuando como narrador do Freio de Ouro e reportando o dia a dia do universo agro. O convite para trabalhar na Rádio Guaíba foi uma grata surpresa. Sempre desejei atuar na emissora.

4- Como está sendo trabalhar divulgando informações do meio rural?

É uma grande responsabilidade. A Rádio Guaíba tem uma profunda ligação com o setor. Sempre esteve presente nas principais coberturas do agronegócio. A ideia é manter essa tradição e, aos poucos, ir acrescentando novos elementos para tornar o programa ainda mais atraente ao público ouvinte.

5- Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Vivo o presente com muita intensidade e ainda pretendo estar na linha de frente em 2025. A comunicação é muito ampla e a única certeza que tenho é que seguirei com a missão de bem informar.

Essa entrevista foi realizada pelos alunos de Estágio I do curso de Jornalismo, do Centro Universitário Metodista IPA.

 

Comentários