Com 95% de respostas, Instagram é a rede social mais utilizada pelos universitários brasileiros
Levantamento foi realizado com entrevistados que se concentram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

O Instagram é a rede social mais utilizada por estudantes brasileiros, aparecendo como escolha de 95% dos entrevistados em estudo realizado pela Universitech Cheers - a qual possui aplicativos utilizados por alunos para acessar eventos. A pesquisa foi feita com universitários que se concentram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com idade entre 18 e 23 anos. O intuito do levantamento foi para obter uma compreensão dos hábitos e consumos dos acadêmicos.
Além disso, o TikTok também se encontra em posição de destaque, com uso diário por 75% dos jovens, sendo uma rede utilizada não só para entretenimento, mas também para moldar consumo, comportamento e influência. O YouTube, por sua vez, mantém relevância pela cultura de uso como uma plataforma preferida para conteúdos com maior profundidade. A pesquisa observa também que a rede social X, antigo Twitter, apesar de altos e baixos, ainda encontra espaço em nichos engajados.
Aos participantes da pesquisa foi realizada a pergunta: "Quais marcas você acompanha nas redes sociais que te representam ou te inspiram?". Não foi dado nenhum exemplo, nem sinalizado segmento algum, com a proposta de que emergissem marcas que estão na cabeça das novas gerações.
A procura do público
A diversidade de marcas foi o principal resultado. Exemplos como Nike e Adidas, de artigos esportivos, despontam na dianteira, também a categoria de beleza e cuidados pessoais estiveram nos resultados. "O que essas marcas têm em comum? Não é apenas o produto, mas a capacidade de entregar qualidade, inovação, autenticidade e, acima de tudo, um alinhamento real com os valores e aspirações do público jovem", avalia o fundador e CEO da Cheers, Gabriel Russo.