Comunicação gaúcha se faz presente na sessão de autógrafos do livro de Ruy Carlos Ostermann

Mais de 100 pessoas estiveram na livraria BOOK HALL a fim de adquirir obra escrita por Carlos Guimarães

Equipe de Coletiva.net esteve presente na ocasião e acompanhou a sessão - Crédito: Anie Gabriel/ Coletiva.net

A noite da última quarta-feira, 23, ficou marcada pelo lançamento oficial do livro 'Ruy Carlos Ostermann - um Encontro com o Professor', escrito por Carlos Guimarães. E mais de 100 pessoas estiveram na livraria Book Hall, do Bourbon Shopping Country, a fim de adquirir o exemplar que conta histórias e um pouco da vida icônica do comunicador Ruy Carlos Ostermann. A equipe de Coletiva.net esteve presente na ocasião e acompanhou a sessão.

A fila deu voltas no segundo andar do espaço para se conseguir um registro e assinatura do escritor e do professor Ruy (homenageado), que esteve presente o tempo inteiro ao lado de Guimarães. Grande parte da imprensa gaúcha e do entretenimento também se fez presente: André Silva, Claudia Coutinho, Cristiano Silva, Cristina Ranzolin, Daniel Oliveira, Fabiano Brasil, Fabrício Falkowski, Gordo Léo, Jeremias Wernek, João Bosco Vaz, Lauro Quadros, Luciano Périco, Luís Augusto Junges Lopes, Luiz Carlos Reche, Raphael Gomes, Renato Martins, Rogério Amaral, entre outros. 

Além deles, diversas personalidades do futebol também aguardaram para prestigiar o comunicador, como: o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos; o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon; o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão; o dirigente do Grêmio Odorico Roman, entre outros.  

Relatos dos comunicadores

A jornalista Claudia Coutinho, que foi aluna de Ruy, no Ensino Médio na disciplina de Filosofia, no Colégio João XXIII, deu o seu relato, ao portal, sobre o lançamento do exemplar. Ela se diz suspeita para falar do professor e jornalista, uma vez que o vê com admiração pela figura que ele representa. "Tenho certeza que esse trabalho é fundamental para a profissão, uma vez que  Ruy é uma referência não só no mundo esportivo, mas no Jornalismo Geral, pois sempre defendeu o profissionalismo, como o respeito no cuidado com as palavras, com a informação e a opinião." 

Na mesma linha de pensamento, o comunicador da rádio Guaíba Cristiano Silva disse que só pelo nome do autor, que é Carlos Guimarães, o livro já significa ser uma grande referência para todos que lerão o material. Ainda, para ele, a obra imortaliza a figura do bom Jornalismo. "A profissão respira por aparelhos e quando vemos uma iniciativa dessas que possa inspirar os jovens é realmente salutar, pois é desse tipo de referência que o nosso setor precisa. O Jornalismo respira por aparelhos nos dias atuais", enfatizou. 

Na visão de Fabrício Falkowski, repórter do Correio do Povo, o exemplar significa a história de um mestre da Comunicação. "Por si só já seria incrível, mas o livro foi escrito por Carlos Guimarães, que é um dos grandes seguidores do Ruy. Por ele ser um profissional da academia e um pesquisador, eu espero encontrar grandes histórias, que tenho certeza que inspiraram a todos. Será, com certeza, uma obra com muitos ensinamentos", comentou. 

Para o jornalista Renato Martins, o encontro é um marco para a Comunicação do Rio Grande do Sul, uma vez que se misturam profissionais da nova e antiga geração do Jornalismo. "Convivi 12 anos com Ruy na redação da Gaúcha, que sempre se relaciona bem em todos os setores da Comunicação, inclusive sendo o nosso patrono da 'Confraria do Pavões'. Não tenho nenhuma dúvida que essa obra é de um aperfeiçoamento, com crédito e credibilidade que ele tem. Estar aqui hoje é um brinde e uma celebração ao Jornalismo", finalizou Martins. 

Leia mais: Biografia de Ruy Carlos Ostermann será lançada nesta quarta-feira

"Este é o trabalho da minha vida", afirma Carlos Guimarães sobre biografia de Ruy Carlos Ostermann

Comentários