Congresso da Agert é aberto em Canela com debate sobre os caminhos e oportunidades do setor

Com o tema 'Caminhos, desafios e oportunidades', o encontro propõe refletir sobre o momento atual da radiodifusão

27º Congresso da Agert começou na noite deste domingo, 27, e segue até terça-feira, 28, em Canela - Crédito: Coletiva.net


A noite deste domingo, 26, marcou a abertura oficial do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação, promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), no Tri Hotel Canela, na Serra Gaúcha. Com o tema 'Caminhos, desafios e oportunidades', o encontro propõe refletir sobre o momento atual da radiodifusão, antecipar obstáculos e identificar alternativas para superar desafios com esperança e sustentabilidade. 

Entre os presentes estavam Alessandro Heck, presidente da Agert; Caio Tomaselli, secretário de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom-RS); Cristiano Lobato Flores, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); Eduardo Loureiro, secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Ícaro Carvalho de Bem Osório, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Marcos Piccoli, presidente do Congresso da Agert, Roberto Cervo Melão, presidente do Conselho Superior da Abert, e Wilson Wellisch, secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. 

Em seu pronunciamento, Alessandro Heck destacou o papel essencial da radiodifusão em tempos de crise, lembrando episódios recentes como as enchentes no Estado, quando as emissoras se mostraram instrumentos fundamentais para orientar e confortar a população. "O rádio segue sendo uma voz que mobiliza e consola. Ele funciona independentemente de redes complexas, levando informação com credibilidade e cumprindo sua função social", afirmou. 

Marcos Picoli, presidente do Congresso, ressaltou a relevância humana e social da Comunicação. "Seguimos fortes, unidos e comprometidos com a verdade. Nosso compromisso é comunicar com ética e credibilidade, transformando desafios em oportunidades reais. O rádio e a TV continuam sendo a voz mais próxima das pessoas", abordou. 

O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, frisou que o governo trabalha para atualizar as licitações do setor, paradas desde 2010, e reforçou o empenho em ampliar o acesso e a inovação na radiodifusão brasileira. Com ampla programação de palestras, painéis, oficinas e feira de tecnologia, o congresso segue até terça-feira, 28, promovendo networking, trocas de experiências e debates sobre os impactos da transformação digital, inovação e sustentabilidade na Comunicação gaúcha.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação, realizado em Canela, na Serra Gaúcha. O evento, promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), reúne profissionais e especialistas do setor para debater tendências, desafios e inovações na área da comunicação. Nessa cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e a assistente de Redação Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.

Comentários