Creators e publicidade tradicional: especialista discute alcance de público e influência

Fundador e CEO da BrandLovers, Rapha Avellar, promoveu reflexões acerca das diferenças entre a divulgação feita por uma agência e por um criador

Rapha Avellar instigou o público presente a refletirem sobre as diferenças da publicidade tradicional para aquela feita por influenciadores. - Crédito: Coletiva.net

"Das 753 marcas de maquiagem que existem aí fora, quais são aquelas que a gente consome hoje em dia?". Foi com esse questionamento que Rapha Avellar, fundador e CEO da BrandLovers, iniciou sua palestra. Realizado no 'The Next Big Thing', espaço dentro do 'South Summit Brazil' 2025, das 14h20 às 14h35, a ideia do profissional foi de trazer reflexões na plateia a partir de insights e dados compartilhados pelo palestrante.

No início do bate-papo, Rapha, assim como a maioria dos speakers, introduziu-se brevemente aos presentes, informando sua trajetória profissional, formação e empresa a qual tem vínculo atualmente. Fundador e diretor-executivo da BrandLovers, é formado em Economia, mas tem se dedicado, nos últimos anos, ao mercado do Marketing e Publicidade. Possui um perfis nas redes sociais, no qual cria vídeos autorais, sempre almejando engajar-se com sua comunidade.

O profissional, de maneira abrangente, fez relações entre os conteúdos que são produzidos por agências e por influenciadores. Em sua visão, "embora seja o mesmo produto/serviço, um criador de conteúdo tem um alcance muito maior de público do que em comparação a uma publicidade tradicional". 

Rapha brinca, em sua fala, questionando os participantes se eles acordam de manhã com vontade de ver um conteúdo da Heineken ou de um influenciador que tu segues e acompanhas. "Nós tendemos a comprar algo com base não por meio de uma publicidade tradicional, que é vinculada geralmente à uma agência, mas sim na opinião de um criador que a gente confia", finaliza.

Este painel buscou analisar o impacto das parcerias entre marcas e criadores, oferecendo insights sobre como as empresas podem aproveitar essa mudança para engajar públicos, construir relevância e se destacar na economia criativa. O palestrante deu uma perspectiva de tendências emergentes, compartilhou histórias de sucesso e estratégias para integrar criadores em campanhas de Marketing inovadoras.

Esta matéria foi produzida por Lucas Azeredo, aluno do curso de Jornalismo da Famecos.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

Comentários