Criadores unem os projetos de jornalismo cultural Nonada e Riobaldo

Agência de conteúdo foi integrada ao site, visto que é uma das principais fontes de recursos para financiá-lo

Riobaldo é a agência de conteúdo integrada ao Nonada - Reprodução

O Nonada ganhou uma agência de conteúdo: a Riobaldo. A empresa já existia, mas agora foi integrada ao site de Jornalismo Cultural independente, pelos criadores Rafael Gloria e Thais Seganfredo, visto que a Riobaldo é uma das principais fontes de recurso que financia as reportagens do Nonada. Ambos os projetos são focados na cultura e foram nomeados a partir do livro 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa.

Ao Coletiva.net, Thais contou que a união foi pensada a partir de pesquisas e conversas com profissionais e consultorias do setor, baseando-se ainda na direção tomada pelos veículos de Jornalismo Independente do eixo Rio-São Paulo. "Essa decisão vem de um amadurecimento que a gente tem passado. A gente pensou que era o momento de estruturar um modelo de negócios mais definido para acompanhar esse crescimento", afirmou.

"É uma união institucional que visa fortalecer as duas marcas", explicou a jornalista. A mudança surge com o Nonada completando 10 anos de trajetória. Para Thais, dois destaques do crescimento atual do projeto foram a criação do 'Observatório de censura à Arte', que teve visibilidade nacional, e a conquista do edital da 'ÉNóis Conteúdo'. A profissional ressaltou que o financiamento do site seguirá sendo múltiplo, incluindo, além de recursos da agência, o lucro de cursos, financiamentos coletivos e editais.

Na Riobaldo, são desenvolvidos produção de conteúdo especializada em Cultura, criação de publicações, sites, podcasts e assessoria de imprensa. Apesar da união, os jornalistas afirmaram que não publicarão no site materiais produzidos pela agência para clientes, de forma a manter a independência editorial do Nonada. As equipes também seguirão separadas, com repórteres atuando no site e profissionais sendo contratados por projeto na Riobaldo. Os fundadores serão os únicos atuando em ambas as empresas.

 

Comentários