Dinamize encerra 2022 com crescimento e amadurecimento técnico

Diretor executivo, Jonatas Abbott também comemora superação na meta de faturamento

Jonatas Abbott - Crédito: Divulgação

Para o diretor executivo da Dinamize, Jonatas Abbott, "2022 foi de muito crescimento e amadurecimento técnico", avaliou em exclusiva ao Coletiva.net. Apesar de, em 2020, sofrerem com a pandemia e, em setembro desse mesmo ano, serem atacados pelo Ransomware - malware de sequestro de dados por meio de criptografia - que, conforme o gestor, foi inócuo devido à área de segurança, os últimos 12 meses fecham com motivos a serem comemorados. Afinal, as metas foram superadas. "Esperávamos fechar o ano com R$ 22 milhões e atingimos R$ 23 milhões de faturamento, um crescimento de 20%."

Devido ao acontecimento em setembro de 2020, a empresa foi obrigada a migrar a estrutura e o fornecedor de nuvem. Mesmo com a mudança demorada e complexa, Abbott acredita que agora, na Amazon Web Services, nos Estados Unidos, a Dinamize "tem uma estrutura de dados e backup dentro do que há de melhor e mais seguro no mundo". 

Desta forma, o diretor resume que, se 2021 foi de recuperação e muito investimento em equipe e tecnologia, este ano foi de consolidação e colheita desses aportes, bem como dos executados também em 2020. Entre as realizações do período, está a estruturação da empresa com quatro áreas diferentes, cada uma com um responsável: Produto, Infraestrutura, Entregabilidade e Desenvolvimento. 

Vitórias

Como principais conquistas desses últimos 12 meses, Abbott destaca o lançamento do Customer Relationship Management (CRM) - Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre para o português -, além de um editor de landing pages (página de destino, em português, que aparece em resposta ao clique em um resultado de busca de um mecanismo de pesquisa). Outra vitória foi a consolidação de uma estrutura de tecnologia global.

O processo inclui um motor de envio próprio, que roda em centros de processamentos de dados em Paris e Amsterdã. Esse mecanismo distribui o conteúdo armazenado na Amazon em Ohio, nos EUA, com operações a partir do NOC (sigla para Network Operation Center, ou Centro de Operações de Rede, em português) da agência em Porto Alegre. Além disso, as contratações estratégicas de profissionais, como o engenheiro de entregabilidade Alexandre Okubo, que veio de São Paulo, e reforços no time comercial também figuram entre as comemorações. 

Um futuro de crescimento 

Abbott ressaltou que, em 2022, houve uma enorme polarização política no Brasil, com um clima de muito confronto e apreensão. Ele julga que o País, "apesar de muito rico, é muito corrupto, burocrático e com carga de impostos sempre muito difícil de ser manejada". Além disso, conforme o profissional, há uma insegurança jurídica, especialmente na área trabalhista. Para tanto, o gestor defende que o desenvolvimento de uma empresa brasileira depende especialmente da capacidade criativa e da resiliência do empreendimento.

E é assim com os investimentos executados neste ano, aliados a lançamentos, como a distribuição de conteúdo também por WhatsApp a partir de janeiro de 2023, que o executivo espera que a Dinamize cresça 30% no ano que vem, além de "retomar com força nossa internacionalização, interrompida pela pandemia", concluiu.

Comentários